PPGFIL PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/pgfil

Banca de DEFESA: CATERINE ZAPATA ZILIO BARROS

DISCENTE : CATERINE ZAPATA ZILIO BARROS
DATA : 11/09/2019
LOCAL: sala S17, Térreo, Bloco Delta, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP

Como educar para a virtude na Idade das Paixões? - uma reflexão sobre a educação moral no Emílio ou Da Educação de Jean-Jacques Rousseau

A presente pesquisa investiga as estratégias pedagógicas empregadas pelo preceptor para conduzir seu aluno à virtude na Idade das Paixões, conforme descrito no Livro IV da obra Emílio ou Da Educação de Jean-Jacques Rousseau. No primeiro capítulo nos dedicamos à contextualização deste tratado dentro do pensamento de Rousseau, posicionando-o em relação às demais produções do genebrino, especialmente o Primeiro e o Segundo Discurso. No segundo capítulo investigamos o alvo do projeto educacional estabelecido no Emílio, desenvolvendo conceitos como felicidade, força, liberdade e virtude, porque sem o esclarecimento relativo à questão dos fins, não seria possível compreender os meios empregados pelo preceptor. No terceiro e último capítulo analisamos cada uma das estratégias pedagógicas apresentadas pelo genebrino, dando destaque ao papel desempenhado pelas diferentes faculdades e paixões do aluno no processo de educação para a virtude. Dividimos a exposição em dois eixos: educação dos sentimentos e educação das luzes, passando pelo estudo dos homens, o estudo da religião e as lições sobre o amor, última instrução que prepara e antecede a introdução de Emílio na sociedade, momento em que observamos os resultados da aplicação do método.

Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIA DAS GRAÇAS DE SOUZA - USP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - THOMAZ MASSADI KAWAUCHE - UFSCAR
Presidente - Externo à Instituição - CARLOTA JOSEFINA MALTA CARDOZO DOS REIS BOTO - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1228888 - PAULO JONAS DE LIMA PIVA