PPGEVD PÓS-GRADUAÇÃO EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgevd

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZA HELENA BUENO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIZA HELENA BUENO DA SILVA
DATA : 15/12/2023
LOCAL: video-conferência

Imunidade individual e social em cupins (Isoptera: Termitidae): implicações da perda da casta de soldados

A casta dos soldados é uma sinapomorfia em Isoptera, sendo que estes indivíduos estão associados prioritariamente com a defesa das colônias e parecem desempenhar uma função primordial na defesa imune colonial frente a patógenos. Algumas espécies de cupins perderam a casta de soldados, e dúvidas acerca do desenvolvimento do sistema imune ou de como estas espécies lidam com patógenos sem os soldados torna os Apicotermitinae neotropicais excelentes modelos de estudo. A presente pesquisa objetiva compreender o papel dos soldados na evolução da imunidade social em cupins. Para tanto, serão comparadas duas espécies de cupins: Silvestritermes euamignathus, que apresenta soldados providos de defesa física e química, e Anoplotermes pacificus, que não apresenta soldados, visando responder às seguintes questões: 1. Qual a contribuição dos soldados nos repertórios comportamentais envolvidos na imunidade social em cupins com defesas física e química?; 2. Quais respostas comportamentais estão associadas à imunidade social em cupins que perderam a casta dos soldados?. Indivíduos de ambas espécies serão contaminados com o fungo Metarhizium anisopliae e, em diferentes estágios de infecção, foram introduzidos em arenas experimentais contendo companheiros de ninhos saudáveis para observação comportamental. A análise dos experimentos incluiu a quantificação dos comportamentos relacionados à interação entre companheiros de ninho com o indivíduo contaminado, como por exemplo de grooming, ataque, desmembramento. Os dados obtidos foram analisados por meio de modelos lineares generalizados de efeitos mistos. Os membros saudáveis da colônia de ambas as espécies performar repertório comportamental diante da presença de um companheiro de ninho contaminado com fungo. Esse repertório comportamental de ambas as espécies altera-se de acordo com o estágio de infecção. Em A. pacificus no período inicial da infecção o indivíduo é submetido à grooming e esse comportamento é intensificado quanto maior o período de incubação.  S. euamignathus, por sua vez, gradualmente altera o repertório comportamento da imunidade social de acordo com o estágio de infecção do indivíduo contaminado. De modo que o comportamento de grooming é substituído pela eliminação por canibalismo.

Presidente - Interno ao Programa - 1229106 - IVES HAIFIG
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - PAULO FELLIPE CRISTALDO - UFRPE
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - RAFAEL RIOS MOURA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1308531 - TIAGO FERNANDES CARRIJO