PPGEVD PÓS-GRADUAÇÃO EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgevd

Banca de QUALIFICAÇÃO: NATHALIA PARIS

DISCENTE : NATHALIA PARIS
DATA : 17/08/2023
LOCAL: Sala 306 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

Diversidade Filogenética de cupins em diferentes escalas espaciais

Cupins são insetos hemimetábolos e eussociais, que vivem em complexas colônias. Eles exibem um sistema de castas, dentro das quais possuem características morfológicas específicas e divisão de tarefas. Os cupins apresentam relativamente alta diversidade e grande abundância, principalmente nos trópicos, entretanto, a maioria dos estudos em ecologia de comunidades com esses insetos focam em medidas tradicionais de diversidade, como alfa, beta e gama. A Diversidade Filogenética é uma outra dimensão da diversidade, que busca medir a quantidade de história evolutiva de uma comunidade biológica, auxiliando na compreensão e identificação dos processos ecológicos envolvidos na estruturação das comunidades. Para medir a diversidade filogenética, utiliza-se, além de uma lista de espécies, uma filogenia robusta contendo todas as espécies de determinada comunidade. O objetivo geral desta dissertação é analisar a diversidade filogenética de diferentes comunidades de cupins, buscando entender e explicar seus padrões. No Capítulo I, utilizamos os dados de Cancello e colaboradores (2014), que avaliaram a diversidade e abundância de cupins ao longo do gradiente latitudinal na Mata Atlântica. Nele testamos a hipótese de que a diversidade filogenética aumenta conforme a latitude diminui. No Capítulo II, utilizamos dados coletados por Carrijo (2013) na Floresta Amazônica, às margens do rio Madeira, onde foi encontrado um forte efeito de borda nas comunidades de cupins, sendo que as comunidades mais próximas ao rio são as mais pobres em número de espécies e abundância, apresentando também forte substituição de espécies. Neste capítulo testamos a hipótese que o efeito de borda também iria influenciar na diversidade filogenética das comunidades. Para os dois capítulos, utilizamos uma hipótese filogenética que integrou dados taxonômicos e filogenéticos de todas as espécies de cupins conhecidas, e fornece um conjunto de mil árvores que consideram a incerteza filogenética. No Capítulo I, houve correlação entre diversidade filogenética (PD) e riqueza de espécies (SR). Nos locais mais ao norte do gradiente estudado e com maior riqueza de espécies, encontramos maior diversidade filogenética (PD), corroborando nossa hipótese.  O local com maior valor de MPD foi o segundo mais ao sul, enquanto o com menor riqueza de espécies apresentou o maior valor de MNTD. E o local com maior riqueza de espécies e que é mais ao norte apresentou menor MNTD. Três locais apresentaram valores negativos de ses.MPD, sugerindo agrupamento filogenético. Nos outros locais, a estrutura filogenética apresentou um padrão que não diferiu significativamente do esperado aleatoriamente. No Capítulo II, PD e MPD apresentaram o mesmo padrão de riqueza de espécies, com comunidades próximas da margem (P1) apresentando menor diversidade que as demais parcelas (P2-4), enquanto MNTD apresentou uma padrão inverso. O MNTD de todas as comunidades foram próximas de zero, indicando processos estocásticos atuando em todas elas. Como conclusão geral, podemos dizer que a diversidade filogenética em cupins tem uma alta correlação com a diversidade alfa, seguindo o mesmo padrão em resposta ao gradiente latitudinal. Quanto ao processo de estruturação das comunidades, em ambos os capítulos, as espécies de cupins aparentam ser impulsionadas por processos neutros. Análises estatísticas estão em andamento para permitir uma interpretação mais refinada dos resultados, tanto do Capítulo I como do Capítulo II.

Presidente - Interno ao Programa - 1308531 - TIAGO FERNANDES CARRIJO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1848397 - ALBERTO JOSE ARAB OLAVARRIETA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - GABRIELA PROCÓPIO CAMACHO - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1229106 - IVES HAIFIG