PPGEVD PÓS-GRADUAÇÃO EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgevd

Banca de DEFESA: NATHALIA MORESCHI BRANDT

DISCENTE : NATHALIA MORESCHI BRANDT
DATA : 03/12/2020
LOCAL: por participação remota

CARACTERIZAÇÃO DA DIVERSIDADE GENÉTICA DE DUAS POPULAÇÕES DE MACACOS-PREGO DAS ESPÉCIES Sapajus xanthosternos E Sapajus libidinosus

Os macacos-prego do gênero Sapajus, assim como os demais macacos neotropicais, são importantes espécies bandeiras para os domínios fitogeográficos brasileiros, especialmente aqueles mais degradados como a Mata Atlântica e o Cerrado. As espécies Sapajus xanthosternos e Sapajus libidinosus sofrem impactos da perda de habitat, pressão de caça e comércio ilegal de animais de estimação. Entretanto, S. xanthosternos encontra-se criticamente ameaçada, enquanto S. libidinosus é quase ameaçada. Neste trabalho, foi estimada a variabilidade genética de duas populações de macacos-prego: uma de Sapajus xanthosternos, encontrada na Reserva Biológica de Una (BA), no domínio fitogeográfico Mata Atlântica, e uma de Sapajus libidinosus, encontrada na fazenda privada Boa Vista, no munícipio de Gilbués (PI), no ecótono Cerrado-Caatinga. Amostras fecais previamente obtidas foram genotipadas para oito microssatélites. Com base nesses genótipos, indicadores de diversidade genética (número de alelos, riqueza alélica e heterozigosidade) e o coeficiente de endogamia foram calculados. Não foram encontradas diferenças nos indicadores de diversidade genética entre as duas espécies e nem evidências de endogamia. Esses resultados podem ser explicados por um ou uma combinação dos seguintes fatores: a) a possibilidade da existência de fluxo gênico entre as populações estudadas e outras populações próximas, o que está contribuindo para a manutenção da diversidade genética e evitação da endogamia; b) devido ao longo tempo de geração das espécies, os impactos da perda de habitat ainda não geraram perda de diversidade genética na população; c) devido o reduzido número de marcadores utilizado, não foi possível detectar tais efeitos. Assim, é necessário desenvolver estudos de monitoramento genético de longo prazo para essas populações e populações próximas, com as quais elas possam apresentar fluxo gênico.

Presidente - Interno ao Programa - 1908726 - CIBELE BIONDO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARCOS TOKUDA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ALEXANDRA SANCHES - UFSCAR
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1658925 - SIMONE RODRIGUES DE FREITAS