Museus de ciências: possibilidades de alfabetização científica em planetários
Compreendemos os museus e centros de ciências como importantes ferramentas de formação de professores e estudantes, sendo um espaço de despertar para o interesse de temas relativos às ciências para visitantes espontâneos e escolares. Assim, um local propício à divulgação científica, produção de conhecimento, reflexões e alfabetização científica. Para a realização desta pesquisa foi utilizada metodologia qualitativa, na perspectiva de um estudo de caso, na qual realizou-se análise do cenário expositivo de espaços museais. Desse modo, esta pesquisa teve por finalidade analisar as possibilidades de alfabetização científica do complexo astronômico da Sabina – Escola Parque do Conhecimento a partir do acervo permanente em seu Laboratório Astronômico, possibilidades interativas nos espaços ao ar livre do Núcleo de Observação do Céu e das apresentações e atividades realizadas no Planetário e Cine Dome Johannes Kepler. Para tanto, são apresentadas discussões a partir de marcos teóricos, buscando estabelecer e expor os conceitos e entendimentos utilizados para conduzir a pesquisa. Em relação aos dados coletados e analisados, a partir dos indicadores propostos na literatura sobre educação em museus, pode-se entender o espaço físico do complexo astronômico como importante meio de alfabetização científica, não só de visitantes espontâneos e grupos escolares, mas para o/a educador/a do espaço.