PROCESSO FORMATIVO EM GEOMETRIA E A ELABORAÇÃO DE TAREFAS EM UM CONTEXTO COLABORATIVO
Esse relatório de qualificação apresenta uma pesquisa de natureza qualitativa, sobre um processo formativo com professoras de matemática atuantes nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º a 9º) quando estas planejam e elaboram tarefas de geometria em um grupo colaborativo. Para a produção dos dados, utilizaram-se questionário e filmagens dos encontros realizados pelo grupo e das respectivas aulas das professoras participantes. A escrita dessa dissertação se apresenta no formato multipaper, estruturada em 5 capítulos. O capítulo 1 refere-se à Introdução, nela estão dispostas a trajetória acadêmica da pesquisadora, as justificativas do estudo, os três objetivos, a organização da dissertação e os procedimentos metodológicos adotados em seu desenvolvimento. No capítulo 2, apresenta-se o primeiro artigo da revisão de literatura na modalidade metassíntese - este se remete ao primeiro objetivo da pesquisa (1) identificar e analisar aspectos teóricos e metodológicos relativos à formação de professores de matemática e o ensino de geometria. No capítulo 3, encontra-se o segundo artigo, com o objetivo específico da pesquisa (2) analisar um processo formativo na perspectiva da colaboração visando à reflexão da prática do professor que ensina geometria. O capítulo 4 contempla o artigo três - que tem como objetivo (3) descrever como professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental elaboram tarefas para ensinar geometria. Por fim, o capítulo 5 versará sobre as considerações finais.