ESCREVIVÊNCIAS SOBRE IDENTIDADES RACIAIS DENTRO DO ENSINO DE CIÊNCIAS
A presente dissertação pretende investigar possibilidades de abordagens das identidades raciais dentro do ensino de Ciências, para auxiliar em práticas educacionais comprometidas com a produção de novos olhares sobre os corpos, expressões, culturas e religiões afro-brasileiras. Para desmistificação do racismo científico e religioso, presentes no imaginário social coletivo, que podem ser problematizados a partir do reconhecimento de saberes ancestrais e cosmo percepções africanas tradicionais e afrodiaspóricas. Com o objetivo de contribuir com currículos mais inclusivos epistemologicamente, a partir do compartilhamento de vivências pessoais e profissionais de mulheres negras, que revelam dificuldades e possibilidades de fortalecimento identitário, assim como de resistência às práticas coloniais escolares, espera-se investigar as identidades raciais e suas subjetividades relacionando-as com o ensino de ciências a partir de escrevivências. A dissertação será em formato multipaper, que terá a seguinte organização: o primeiro artigo relacionará as dificuldades e potencialidades de fortalecimento da identidade negra a partir de escrevivências autobiográficas. O segundo artigo problematizará uma Educação Integral em sexualidade que seja antirracista, através do diálogo com a lei 10.639/2003 e com as “Orientações técnicas internacionais de educação em sexualidade” da Unesco. Enquanto no terceiro artigo as escritas autobiográficas da autora irão se juntar à produção de escrevivências de outras professoras negras de ciências, que serão analisadas com base no paradigma interseccional, que considera para o estudo os encontros das opressões de raça, gênero e classe. Como conclusão parcial, reconhecemos a importância da ancestralidade, da identidade comunitária e dos territórios para construção positiva da identidade negra. Assim como a problematização e desmistificação de questões higienistas e que reforcem o racismo científico, sendo o caráter pessoal e coletivo da memória, base das escrevivências, importante para construção de identidade.