A METAVISUALIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO COM ESTUDANTES SURDOS A PARTIR DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS
O conhecimento científico contribui na compreensão da Ciências, bem como nas transformações que ocorrem na natureza, promovendo a formação de cidadãos críticos e participativos mediante aos desafios sociocientíficos. No caso do estudante surdo, se torna essencial considerar a sua especificidade linguística, a Libras, como primeira língua no processo educacional. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é analisar a construção do conhecimento científico a partir de uma atividade investigativa, utilizando-se de uma estratégia metavisual com um grupo de estudantes surdos do 7° ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma abordagem qualitativa, com uma atividade realizada em três etapas: i) levantamento prévio dos estudantes, problematização e levantamento de hipóteses; ii) atividade metavisual e elaboração de modelos explicativos; iii) sistematização e discussão. Para a coleta de dados serão considerados os desenhos elaborados pelos estudantes, falas em Libras, gravação da atividade, entrevista e diário de bordo. Espera-se compreender as contribuições da metavisualização na construção do conhecimento científico a partir de uma atividade investigativa com estudantes surdos em uma perspectiva bilíngue, considerando a Libras como primeira língua.