A Utilização de Plataformas Digitais no Ensino de Ciências: saberes docentes em movimento nos anos iniciais.
O Ensino de Ciências, nos anos iniciais do ensino fundamental, tem sido motivo de
preocupação pela área acadêmica. Para o desenvolvimento tecnológico e científico de um
país é preciso formar alunos com uma educação científica de qualidade, com uma capacidade
crítica de julgamento pelo meio que os cerca. O objetivo geral deste projeto é analisar o
processo de movimentação dos saberes docentes, quando da utilização de plataformas digitais
para o Ensino de Ciências, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia a ser
aplicada alicerça-se na pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, abordando a compreensão
dos saberes docentes envolvidos.O público-alvo desta investigação são 30 professores
unidocentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que serão observados em suas práticas,
visando aprofundar o conhecimento sobre as plataformas digitais, bem como as competências
e habilidades exigidas pela Base Nacional Comum Curricular, na área de Ciências. Os dados
foram coletados em um curso ofertado na modalidade à distância acerca de plataformas
digitais para o ensino de ciências, e nessa observação foram os mesmos foram analisados
através da análise de conteúdo, e sob a égide do PCK, tendo como base instrumentos
audiovisuais transcritos e analisados, análise documental, registros de campo, bem como
entrevistas e questionários. Os resultados parciais nos trouxeram conclusões relevantes acerca
dos saberes docentes desse público.