PERFIL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO DA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA
O corpo docente brasileiro passou por sucessivas e profundas transformações ao longo dos anos. Tais transformações causaram impacto direto na constituição deste grupo social nos mais diferentes aspectos e os relatórios de estatísticas oficiais apontam disparidades entre as características do professorado nas diferentes regiões do país e etapas de ensino. A busca pela resposta à pergunta “quem é o professor de educação básica no Brasil?” suscitou, no meio acadêmico, uma série de pesquisas que procuram identificar algumas destas características. Considerando a criação da Universidade Federal do ABC, em 2005 e seu oferecimento de cursos de formação de professores em nível de graduação e pós-graduação, sobretudo na área de Matemática e das Ciências Naturais, busca-se compreender, nesta pesquisa, quem é o professor dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio em Matemática e nas Ciências Naturais, aqui compreendidas as disciplinas de Ciências, Física, Química e Biologia, na Região do Grande ABC Paulista. Esta pesquisa, de caráter misto, utilizou a Estratégia Incorporada Concomitante. Na etapa quantitativa, selecionou, codificou e tabulou os dados do Censo Escolar da Educação Básica 2019, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que compunham o perfil do professorado quanto à idade, sexo e raça, além dos dados sobre formação mínima, licenciatura na área de atuação, tipo de instituição superior em que realizou a sua formação e se possui ou não algum tipo de pós-graduação. A etapa qualitativa, orientada pela Análise de Conteúdo, reuniu pesquisas científicas que investigaram recortes semelhantes aos desta pesquisa a fim de observar algumas semelhanças e diferenças entre os conjuntos de dados, além de traçar características qualitativas do perfil docente na composição de sua identidade profissional, complementando a análise dos dados quantitativos. Foi possível observar que o professor nas cidades da região é predominantemente branco, do sexo feminino (à exceção de Física), possui entre 42 e 47 anos, possui ensino superior, com uma distribuição bastante desigual quanto à formação em licenciatura na área que atua e aproximadamente 1 em 3 possui algum tipo de pós-graduação, principalmente especialização. Tais dados estão compatíveis com os recortes observados em outras pesquisas.