A dualidade técnica e intelecto na Era Vargas: enfoque nas modificações do ensino científico enquanto saber não integrado aos estudos sociais
Observa-se considerável volume de estudos acerca dos projetos educacionais e seu papel na manutenção da ordem hegemônica, análises sobre o papel da educação na emancipação da classe trabalhadora, e mesmo estudos propositivos sobre a implementação de projetos de educação popular e libertadora. Porém, pouco se tem explorado no que tange aos impactos sociais resultantes do aprofundamento da tecnocratização dos conteúdos científicos ensinados nas escolas. Através de um levantamento bibliográfico de cunho histórico e investigativo, este trabalho buscou associar as diversas formas de ensino direcionado nos principais polos econômicos da história mundial (da antiguidade à modernidade) as conjunturas políticas e aos interesses que delineavam as práticas educacionais, com principal objetivo de expor o cerne da relação dialética entre o ensino de ciências e a formatação social, dando enfoque nas reformas educacionais implantadas em um dos períodos históricos de maior importância para a consolidação do capitalismo dependente no Brasil, sob as determinações de Getúlio Vargas, tendo como objeto de analise os programas do Colégio Pedro II no período em questão.