TERRITÓRIOS, REDES E RESISTÊNCIAS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: o caso do “Africanidades, Literatura Infantil e Circularidades”, projeto de extensão da UFABC
O objetivo central da pesquisa é verificar de que maneira o Africanidades, curso de extensão da Universidade Federal do ABC, ao articular acadêmicos, artistas e educadores, pode constituir, no âmbito da estrutura universitária, um território de resistência dos saberes negros e decoloniais, sejam eles formais ou informais.
A metodologia a ser utilizada é, inicialmente, pesquisa teórica de cunho bibliográfico, visando ampliar o entendimento do tema em questão, subsidiando o processo de descrição e explicação do mesmo. Nesse primeiro momento, a pesquisa bibliográfica se baseia na leitura de livros, artigos e outros materiais que discutam os conceitos de ‘Rede’, 'Resistência', 'Território' e ‘Universidade’, bem como as questões étnico-raciais no âmbito da universidade pública. Essa etapa dá elementos para a interpretação dos dados coletados no processo de pesquisa documental, que, por sua vez, se dá através do acesso aos seguintes materiais: relatos de aula publicados em diferentes meios (site do curso e artigos em revistas científicas), dados de inscrição e matrícula (tais como cidade, idade, profissão e etnia), fotos e análise de vídeos das aulas e atividades. A fim de enriquecer a análise desse trabalho, se fazem entrevistas com discentes, docentes e artistas participantes do projeto, a fim de capturar suas impressões pessoais, afetivas e políticas sobre o Africanidades. Ao final, realiza-se uma articulação entre os conceitos levantados na pesquisa bibliográfica e as informações coletadas na fase documental desta pesquisa, tendo como objetivo chegar a um entendimento sobre o significado do Africanidades enquanto projeto de extensão universitária que empodera educadoras e educadores formais e não formais no debate das questões étnico-raciais.