O CONCEITO DE FUNÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DA LITERATURA ESPECIALIZADA
Este estudo é de natureza bibliográfica. O objetivo geral foi examinar aspectos teóricos, metodológicos e didáticos de pesquisa para a formação inicial e continuada de professores, sobre o conceito de função presentes na literatura especializada. Através de uma busca realizada em quatro bases de dados distintas, artigos científicos foram selecionados para compor o corpus de análise deste estudo. Desta forma, a partir de sínteses interpretativas destes artigos foi possível determinar tais aspectos, com a finalidade de estabelecer oportunidades de aprendizagem profissional para professores e futuros professores que ensinam matemática. Os resultados da pesquisa bibliográfica foram estruturados no formato multipaper, em três artigos científicos, com os objetivos específicos: (i) descrever aspectos teóricos e metodológicos de pesquisas sobre o conceito de função na formação continuada, a partir da realização de uma síntese sistemática da literatura; (ii) identificar aspectos teóricos e metodológicos de pesquisas sobre o conceito de função na formação inicial, por meio de uma síntese da literatura; (iii) apresentar e discutir Tarefas de Aprendizagem Profissional (TAP) elaboradas sobre o conceito de função, vinculadas à conhecimentos matemáticos e didáticos para a formação de professores. Os resultados revelam nas pesquisas analisadas que a formação de professores se encaminha para um cenário em que a aprendizagem profissional do professor de matemática ocorre coletivamente na prática e com a prática, possibilitando a investigação do ensino no ensino. No que tange à abordagem do conceito de função na formação inicial e continuada de professores, os artigos analisados refletem a demanda para que o desenvolvimento do pensamento funcional aconteça desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ainda, ressalta-se a necessidade de que o ensino do conceito de função permita a transição do conceito entre suas múltiplas representações, sem sua apresentação curricular de forma fragmentada.