ESPAÇOS PARA DISCUTIR ASPECTOS DA CRITICIDADE E DA COMPLEXIDADE NOS MODELOS METODOLÓGICOS PESSOAIS
Este trabalho investiga as práticas escolares de professores e graduandos por meio dos Modelos Metodológicos Pessoais (MMP). O intuito com isso é encontrar espaços nos MMP para inserir aspectos da criticidade e da complexidade o que, por sua vez, pode promover aulas mais preocupadas com as questões sociais, culturais, históricas, entre outras, além da própria realidade vivida pelo estudante. Metodologicamente, foram estudados os MMP de participantes de cursos ministrados na Universidade Federal do ABC, emergindo quatro categorias a partir da Análise do Conteúdo. Os resultados mostraram que grande parte dos MMP reflete preocupação estrita com o conhecimento científico escolar; outros apontam para a necessidade de usar diversas estratégias para ensinar; e, ainda, há aqueles que indicam a necessidade de contextualizar as aulas de ciências. A partir desses MMP foram contextualizadas algumas práticas docentes, incorporando parâmetros mais complexos e críticos, por exemplo, aspectos socioculturais e socioambientais e conteúdos conceituais mais abertos e dinâmicos.