MNPEF MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FISICA - S FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgmnpef

Banca de DEFESA: ANDRÉ LUIZ SILVA OLIVEIRA

DISCENTE : ANDRÉ LUIZ SILVA OLIVEIRA
DATA : 07/12/2023
LOCAL: Universidade Federal do ABC, Câmpus Santo André

Astronomia Através do Conhecimento Indígena:
A Astronomia Indígena como Tema Gerador

Nesta pesquisa de mestrado, exploramos como ensinar conceitos básicos de astronomia com um foco especial nos conhecimentos indígenas como temas geradores no uso dos Três Momentos Pedagógicos (3 MPs). O trabalho propõe um enfrentamento ao desafio do sistema educacional brasileiro na promoção da aprendizagem, especialmente no contexto de teorias pseudocientíficas como o terra-planismo. Ela destaca a importância do pensamento crítico e a abordagem pedagógica de Paulo Freire, que promove o diálogo e a construção do conhecimento pelos alunos. No entanto, a implementação completa dessa abordagem é dificultada pelos currículos rígidos nas escolas públicas. Na tentativa de resolver essa questão, a dissertação introduz os Três Momentos Pedagógicos (3 MPs) como uma forma de conciliar a abordagem de Freire com os currículos tradicionais. Os 3 MPs envolvem a problematização, organização e aplicação do conhecimento. A pesquisa foca na aplicação de um produto educacional em uma escola em São Paulo, que aderiu ao "Programa Ensino Integral (PEI)". O produto educacional abrange quatro temas relacionados à astronomia indígena e física, enfatizando a importância de uma educação prática em ciências. Para tanto, o autor apresenta um produto educacional dividido da seguinte maneira: "Movimento aparente do Sol", "As estações do ano", "O Irmão", e "A mulher do Jaxi". A dissertação destaca as interações entre o professor e os estudantes, os desafios encontrados durante a implementação do produto educacional e a necessidade de melhorias no nível de aprendizagem da matemática para uma compreensão mais profunda dos conceitos científicos. Como resultado da aplicação do produto educacional, foi possível concluir que as aulas promoveram o respeito à cultura indígena e destacaram a relação significativa entre os indígenas e a astrologia. Assim garantindo a preservação dos saberes indígenas que, por sua vez, desempenham um papel fundamental na manutenção da diversidade cultural no Brasil. A educação é vista como uma ferramenta poderosa, mas é necessária a mobilização da sociedade em defesa dos direitos indígenas e da preservação de suas tradições. O trabalho contribui para a busca de abordagens mais eficazes e contextualmente relevantes para o ensino e a aprendizagem, especialmente em um contexto de mudanças significativas nas escolas.

Presidente - Interno ao Programa - 1780372 - PIETER WILLEM WESTERA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1770888 - CELIO ADREGA DE MOURA JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JULES BATISTA SOARES - UESC-BA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545741 - MARCELO OLIVEIRA DA COSTA PIRES