MNPEF MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FISICA - S FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgmnpef

Banca de DEFESA: LUIZ MARIANO OLIVARES SANTAMARIA

DISCENTE : LUIZ MARIANO OLIVARES SANTAMARIA
DATA : 03/10/2023
LOCAL: UFABC - híbrida

UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FÍSICA MODERNA: DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DA VELOCIDADE DA LUZ USANDO O ARDUINO

Uma das metodologias de ensino que mais agrada aos estudantes é o uso de mídias tecnológicas na sala de aula. Entre as que podem ser utilizadas no currículo do ensino médio, estão as experiências lúdicas com o celular e algumas linguagens de programação simples como a plataforma de prototipagem eletrônica, Arduino Uno. Dessa forma, podemos desenvolver o estudo de vários aspectos das ciências como a Matemática, Física e a Química entre outras com o uso do celular e da plataforma Arduino, tornando-os grandes aliados da aprendizagem para facilitar a assimilação de conteúdo em sala de aula. Este estudo propõe envolver os alunos no complexo trabalho de pesquisa e conclusão de uma teoria. Pretendemos assim demonstrar para os alunos, que as leis e teorias não surgem de adivinhações ou sorte. Tudo é fruto de muito esforço e da somatória de pequenos avanços de vários cientistas ao longo do tempo. Nossa intenção é evidenciar que a Física é muito mais que um compêndio de fórmulas e exercícios, sem um propósito maior. O presente trabalho propõe uma viagem no tempo, trazendo para a sala de aula, a história do desenvolvimento do pensamento científico nas últimas décadas do século XIX e início do século XX. Para tanto, vamos desenvolver três experiências com o objetivo de discutir a importância da determinação experimental da velocidade da luz para a revolução da Física, que marca o surgimento da denominada “Física Moderna”. A Física Moderna se estabelece a partir de duas grandes teorias: da relatividade restrita ou especial, proposta em 1905 por Albert Einstein e da Física Quântica, que surgiu em 1900 com o trabalho de Max Planck. Portanto, desenvolveremos este trabalho visando o aspecto lúdico de uma aula, onde o aluno terá a oportunidade de realizar três experimentos para tentar determinar o valor da velocidade da luz. No primeiro, vamos simular o ensaio realizado por Galileu Galilei no início do século XVII. No segundo experimento, vemos a tentativa criada por Fizeau em 1849, na qual o físico francês usa um dispositivo com uma roda dentada. E no terceiro, reproduziremos o famoso “Experimento de Michelson Morley”. Para concluir as atividades, utilizaremos um dispositivo composto por um laser e um emissor/receptor de luz em conjunto com a plataforma Arduino e uma planilha eletrônica de Excel, para obtenção de medidas mais precisas da velocidade da Luz. O estudo da Física se dará em um ambiente favorável, com atividades individuais e em grupos e a aplicação do celular/Arduino nas salas de aula, para que a aprendizagem possa ocorrer de maneira efetiva e prazerosa.

Presidente - Interno ao Programa - 1767083 - FELIPE CHEN ABREGO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1762438 - JEAN JACQUES BONVENT
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LUIZ ANTONIO DE OLIVEIRA NUNES
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545176 - MARCELO AUGUSTO LEIGUI DE OLIVEIRA