MNPEF MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FISICA - S FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgmnpef

Banca de DEFESA: LEANDRO MIRANDA

DISCENTE : LEANDRO MIRANDA
DATA : 03/10/2023
LOCAL: Online

SEQUÊNCIA DIDÁTICA INCLUSIVA: MODELOS ATÔMICOS NO ENSINO MÉDIO

O presente trabalho propõe e analisa a inserção de atividades inclusivas em sala de aula do ensino médio. Partindo da construção de uma sequência didática sobre modelos atômicos, discute-se o papel da cooperação entre estudantes para o processo de inclusão em sala de aula. Para tanto, busca-se apresentar diferentes olhares da educação para o tema do ensino de física moderna, introduzindo uma abordagem tanto conceitual como histórica sobre a constituição do átomo. Partindo de tais debates, elabora-se de forma conjunta com as alunas e os alunos de uma sala de aula do ensino médio, ações pedagógicas que visem o debate e construção de sentidos sobre o tema de modo colaborativo e inclusivo. Tais atividades, por sua vez, trazem diferentes materiais e debates que visam a colaboração e o respeito às diversas demandas sociais e culturais da escola assim como, comprometidas com a inclusão de alunas e alunos com TEA. Para que isso ocorra, aulas dialógicas mostram-se importantes para promover a motivação das e dos estudantes sobre os temas discutidos e construir sentidos partindo da empatia e do respeito na sala de aula de ciências. Os resultados apontam que a mobilização dessas temáticas trazem ganhos nas aprendizagem das alunas e dos alunos através de debates, trabalho colaborativos e readequação das propostas e atividades para que sejam mais inclusivas. Nesse sentido, observa-se que a apresentação de trabalhos em formato da “saraus" mobilizaram os conhecimentos científicos aprendidos pelos estudantes e possibilitaram reflexões sobre o papel da inclusão nas propostas apresentadas pelas e pelos estudantes. Soma-se a tal debate a participação da comunidade escolar e da família, que juntos ao processo educativo formal, complementam a formação social, científica e cultural dos estudantes.

Presidente - Interno ao Programa - 1032643 - GRACIELLA WATANABE
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545741 - MARCELO OLIVEIRA DA COSTA PIRES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - PALOMA ALINNE ALVES RODRIGUES RUAS - UNIFEI - UNI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1315289 - JOSE GUILHERME DE OLIVEIRA BROCKINGTON