MNPEF MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FISICA - S FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgmnpef

Banca de DEFESA: FLAVIO ALMIR DE OLIVEIRA

DISCENTE : FLAVIO ALMIR DE OLIVEIRA
DATA : 30/06/2023
LOCAL: Defesa remota: RNP ou Google Meet

UMA PROPOSTA PARA LETRAMENTO CIENTÍFICO:
DETERMINAÇÃO DO NÚMERO DE ELÉTRONS ATRAVÉS DE UM EXPERIMENTO DE ELETRÓLISE

Nesse trabalho é proposto um produto educacional que explore um caminho diferente do tradicional para estudar o conceito do fenômeno eletrodinâmico da corrente elétrica. Esse produto educacional consiste de uma sequência de seis aulas, a serem aplicadas em quaisquer turmas do ensino médio, e um experimento para medição indireta da quantidade de elétrons envolvida na eletrólise do NaCl em água. Para o desenvolvimento dessa sequência escolhemos a metodologia de Sequência de Ensino por Investigação (SEI) por propiciar o protagonismo do estudante em sua descoberta científica e o desenvolvimento cognitivo do mesmo. A descrição e relato da aplicação do produto educacional, assim como sua avaliação, estão contidos nessa dissertação.

Presidente - Interno ao Programa - 1600879 - REINALDO LUIZ CAVASSO FILHO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545741 - MARCELO OLIVEIRA DA COSTA PIRES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ISABEL CRISTINA DE CASTRO KONDARZEWSKI - UNESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1032643 - GRACIELLA WATANABE