ESTUDO DO MOVIMENTO DE PROJÉTEIS ATRAVÉS DE METODOLOGIA ATIVA: UMA ABORDAGEM ALTERNATIVA BASEADA EM SEQUÊNCIA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
A cinemática é, histórica e conceitualmente, um dos tópicos mais importantes da Física, no entanto, na mesma proporção que professores a colocam como essencial para um bom desenvolvimento das principais ideias desta disciplina nos Ensinos Fundamental e Médio aumenta a cada dia a convicção de quão desmotivador é seu estudo, tanto para quem aprende como para quem ensina.
Assim, encontrar abordagens alternativas que deem protagonismo e significado a este importante tópico é busca constante do trabalho de professor.
Num momento em que cada dia mais os materiais apostilados são recheados de exercícios e, em sua grande parte, desconectados da realidade dos alunos mas, por outro lado, temos inúmeros documentos oficiais norteadores de novas perspectivas para posturas e práticas pedagógicas, este trabalho apresenta a proposta de uma abordagem alternativa para desenvolver o estudo do movimento de
projéteis através de uma sequência de ensino por investigação fundamentada, principalmente, nos trabalhos de Anna Maria Pessoa de Carvalho e na ideia de atividade de estudo de Vasili V. Davidov, buscando contemplar habilidades ligadas às dimensões cognitivas, emocional e comportamental e objetivando, principalmente, a aquisição de autonomia de aprendizado dos estudantes.