MNPEF MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FISICA - S FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgmnpef

Banca de DEFESA: EDUARDO TONIOLO CAMPOS

DISCENTE : EDUARDO TONIOLO CAMPOS
DATA : 14/04/2021
LOCAL: Online

UEPS PARA A APRENDIZAGEM SIGIFICATIVA DE FÍSICA NUCLEAR NO ENSINO MÉDIO

A física nuclear é um tema de extrema importância. Sua relevância se dá em face de sua utilização, ou de seus conceitos, em diversas tecnologias da vida moderna. A física nuclear está presente nos diagnósticos de imagens, em controle de pragas, em técnicas de conservação de alimentos e na obtenção de fontes de energia mais eficientes. Alguns elementos radioativos podem ser encontrados em alimentos comuns do dia a dia como bananas e leite. Os alunos do ensino médio precisam conhecer com maior profundidade os conceitos da física nuclear, com o fim de quebrar paradigmas e preconceitos que a relacionam somente com perigo, acidentes e bombas atômicas. Esse trabalho tem o objetivo de aprofundar o tema por meio de uma unidade de ensino potencialmente significativa, trabalhando conceitos como: elementos radioativos, decaimentos radioativos e dosimetria, por meio da utilização de metodologias ativas como a aula invertida, e a inserção de um game de tabuleiro criado especialmente para esse projeto, denominado: Chernothrill. Os alunos deverão por meio dessa UEPS compreender a importância da utilização da energia nuclear, concluindo que a física nuclear está bem próxima da vida cotidiana, além de compreender como a radioatividade afeta o corpo humano.

Presidente - Interno ao Programa - 1545176 - MARCELO AUGUSTO LEIGUI DE OLIVEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1546626 - JOSE KENICHI MIZUKOSHI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - IVÃ GURGEL - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1770888 - CELIO ADREGA DE MOURA JUNIOR