LEAN STARTUP:
ALTERNATIVA AO PLANO DE NEGÓCIO TRADICIONAL EM EMPRESAS BRASILEIRAS DE TECNOLOGIA
A evolução tecnológica vista em anos recentes está promovido mudanças na forma como as empresas se estabelecem e desenvolvem seus modelos de negócios. Cada vez mais, o mercado exige intervalos de respostas cada vez mais curtos, bem como flexibilidade e dinamismo para empreender e inovar. Assim, várias práticas estão sendo empregadas no intuito de ajudar empreendedores neste novo cenário, em especial aos líderes de startups com projetos de base tecnológica inovadora. O presente trabalho tem como objetivo de investigar de que forma o lean startup pode ajudar novos empreendimentos baseados em inovação a validar seus modelos de negócio, quais os fatores críticos de sucesso para a sua implementação e qual o grau de adoção de suas práticas por startups tecnológicas no estado de São Paulo. Assim, três principais etapas são propostas: revisão sistemática da literatura a respeito da temática, com a identificação de estudos acerca do lean startup, customer development e gestão ágil e as principais consequências da implementação sobre as empresas e os fatores críticos para sua execução. As etapas seguintes, compreendem em estudos de caso múltiplos, para identificar as práticas em startups tecnológicas para a validar seus modelos de negócio, e a coleta de dados com líderes de startups de base tecnológica, para avaliar sua efetividade, os principais obstáculos e facilitadores para a sua implementação. Dentre os resultados esperados, podem ser destacados os benefícios da implementação de um modelo de negócios e seus reflexos na gestão do negócio, em áreas como a flexibilidade e redução de custos, se comparados à gestão baseada aos planos de negócios tradicionais utilizados largamente nas empresas brasileiras.