PPGINV PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppginv

Banca de DEFESA: ANA CAROLINA FRAGAL

DISCENTE : ANA CAROLINA FRAGAL
DATA : 11/12/2019
LOCAL: Auditório, 8º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

PROPOSTA DE MODELO DE APLICAÇÃO DE SISTEMAS CIBER-FÍSICOS EM SERVIÇOS AO CONSUMIDOR DE ELETRODOMÉSTICOS

Em meio à competitividade do setor de eletrodomésticos brasileiro e o desafio de diferenciação e criação de vantagens competitivas, há a necessidade de desenvolvimento de soluções cada vez mais aderentes às demandas do mercado. Para tal, é inevitável o investimento em tecnologias digitais que melhorem a qualidade de produtos e serviços. Neste contexto, a tecnologia de Cyber Physical Systems (CPS), que permite a integração entre o mundo físico e digital, pode ser uma aposta de sucesso para esse setor. Os CPS possibilitam a coleta de dados de campo que retroalimentam as diferentes etapas do ciclo de vida e uso do produto, permitindo investimentos assertivos para melhoria de produtos, processos e serviços, além de abrir novas possibilidades para o modelo de negócio. Diante disso, neste trabalho foi avaliada a viabilidade financeira de implementação da tecnologia de CPS em um eletrodoméstico, levando em conta os custos para a aplicação da tecnologia e os benefícios econômicos e estratégicos que essa inovação pode trazer, com ênfase na melhoria de serviços ao consumidor. Os resultados obtidos mostraram benefícios nos custos relacionados ao atendimento pós-venda, porém não suficientes para cobrir a aplicação da tecnologia e, para tal, foi indicada a aplicação de mais funcionalidades ao produto, utilizando a tecnologia CPS e não necessariamente ligadas ao atendimento pós-venda, de forma a elevar a proposta de valor da tecnologia embarcada e permitir o acréscimo do preço do produto, proporcionando o retorno financeiro para a empresa e a sustentabilidade desse novo modelo de eletrodoméstico.

Presidente - Interno ao Programa - 1544379 - ANDERSON ORZARI RIBEIRO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1603909 - RICARDO GASPAR
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 843.613.529-68 - LUCIANA WASNIEVSKI DA SILVA DE LUCA RAMOS - NENHUMA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671811 - ROVILSON MAFALDA