PPGINV PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/ppginv

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO FERNANDES BRAITE

DISCENTE : BRUNO FERNANDES BRAITE
DATA : 28/04/2021
LOCAL: Zoom meeting

TRATAMENTO DE PLASMA PARA ATIVAÇÃO DAS PROPRIEDAS DE SUPERFÍCIE E FUNCIONALIZAÇÃO EM TECIDO DE POLIAMIDA

Doenças vetoriais afetam diversas regiões de forma endêmica e apesar de serem em sua maioria recorrentes, carecem de programas eficazes de prevenção e controle da transmissão, sendo estes os principais meios de se combater estas doenças segundo a Organização Mundial da Sáude (OMS). Uma ação eficaz no controle e prevenção de transmissão de doenças vetoriais é a utilização de tecidos repelentes de insetos para evitar o contágio pela picado do mosquito transmissor. A permetrina é um produto químico sintético comum, amplamente utilizado como repelente de insetos. O objetivo desta pesquisa é analisar o tratamento de tecidos de poliamida 6.6 por meio de descarga de plasma híbrida corona-dupla barreira dielétrica (corona-DBD) usando monômeros à base de permetrina (15%), buscando potencializar funcionalidades de repelência a insetos-parasitas em tecidos de poliamida. O reator de plasma utilizado foi desenvolvido pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutico (ITA) por meio do Laboratório de Plasmas e Processos (LPP). A caracterização elétrica da descarga foi realizada medindo a potência transferida pelo método da figura de Lissajous. Antes do processo de polimerização, o tecido foi exposto à descarga plasmática em pressão atmosférica em um ambiente controlado para realizar o processo de ativação da superfície, utilizando o ar como agente oxidante. As mesmas condições operacionais de descarga foram utilizadas nos processos de polimerização em uma dosagem fixa de plasma. As propriedades de superfície foram analisadas com a medição do ângulo de contato das amostras tratadas e as mudanças químicas das amostras foram analisadas por meio de espectroscopia no infravermelho transformado de Fourier (FTIR) para confirmar a polimerização (deposição) de permetrina na superfície do tecido. A análise FEG / EDS indicará os impactos na superfície do tecido quando exposto aos processos de ativação e polimerização do plasma. Os resultados das medições indicaram resultados positivos na ativação das propriedades de superfície e a espectroscopia FTIR indicou de forma positiva a polimerização da permetrina na amostra utilizada. Os resultados obtidos portanto foram satisfatórios quanto a proposta do projeto.

Presidente - Interno ao Programa - 1746153 - FERNANDO GASI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1914234 - ALEXANDRE ACACIO DE ANDRADE
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1632464 - DOUGLAS ALVES CASSIANO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1603909 - RICARDO GASPAR