Emprego de métodos de condução de raciocínio para melhorar a qualidade de criação na etapa de ideação em processos de inovação
A inovação é processo vital para nossa sociedade, trazendo benefícios e avanços às nossas vidas. O economista Joseph Schumpeter (1911) definiu-a como base fundamental do crescimento econômico, sendo um fenômeno econômico e social. O autor defende que as inovações transformam a sociedade ao trazer tecnologias e processos mais adaptados, causando, assim, aumento no padrão de vida da população e crescimento econômico. Também como descrito por Stevens (1997), “melhorias no padrão de vida dependem em grau notável do sucesso de inovações industriais”.
Sendo a inovação tão importante e presente em nossas vidas, como é possível defini-la? Ainda: é possível aprendê-la e ensiná-la por meio de metodologias didático pedagógicas (novas ou já conhecidas)? Como melhorar o processo de inovar e ter melhores resultados a partir da criatividade humana?
Segundo Kotler (2000), o processo de inovação pode ser dividido em etapas, como a ideação, seleção, desenvolvimento, teste e lançamento. Neste projeto, será explorada a fase inicial do processo de inovação, exatamente a fase criativa, chamada de ideação. Serão analisados os principais métodos de ideação descritos na literatura, incluindo metodologia, eficiência esperada e exemplos de organizações que os adotam. Estes métodos serão testados para entender se é possível elevar a qualidade da ideação por meio deles. Enfim, serão definidas quais práticas de condução de raciocínio para a ideação tiveram melhor desempenho nos testes.