PPGCTA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: 1142242590 http://propg.ufabc.edu.br/ppgcta

Banca de DEFESA: RODOLFO REIS CRISTO

DISCENTE : RODOLFO REIS CRISTO
DATA : 11/12/2019
LOCAL: sala 404, 4º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

ANÁLISE DOS FATORES AMBIENTAIS QUE DETERMINAM O PADRÃO DE DISTRIBUIÇÃO DA RIQUEZA DE ESPÉCIES ARBÓREAS ENDÊMICAS E AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO NA MATA ATLÂNTICA

Estudos, pesquisas e projetos em conservação da biodiversidade têm sido fundamentais no âmbito global devido à intensa degradação dos ecossistemas. Como estratégia para definir ações de conservação cita-se, dentre outras, a identificação e localização de espécies ameaçadas através de Listas Vermelhas segundo critérios da IUCN (International Union for Conservation of Nature). A meta do presente estudo foi avaliar a relação entre as variáveis ambientais e a distribuição da riqueza de espécies de árvores endêmicas e ameaçadas da Mata Atlântica incluídas na Lista Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção. A Mata Atlântica foi foco do presente estudo, por ser um dos hotspots mais significativos em termos endêmicos e por possuir a melhor amostragem de dados de espécies ameaçadas da flora. Foram consideradas variáveis ambientais acerca da heterogeneidade ambiental, clima, solo, uso do solo, cobertura vegetal e seu nível de proteção para avaliar sua influência na distribuição da riqueza de espécies. Para tal foram utilizados o banco de dados interativo (NeoTropTree) e a coleção de dados Mapbiomas. Com esses dados, foram realizadas análises de correlação espacial e modelos de regressão foram selecionados pelo critério de informação Akaike (AIC) a fim de obter as variáveis ambientais mais preditoras de riqueza de espécies. Os resultados sugerem uma maior relevância da riqueza de espécies em extensas áreas de floresta natural e de proteção integral, considerando a influência do clima na determinação dos padrões de riqueza de espécies arbóreas endêmicas ameaçadas. Outros fatores relacionados a heterogeneidade ambiental também contribuíram para predição da riqueza de espécies.

Presidente - Interno ao Programa - 1671346 - DIANA SARITA HAMBURGER
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1247586 - ANGELA TERUMI FUSHITA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1658925 - SIMONE RODRIGUES DE FREITAS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1809834 - ANDREA DE OLIVEIRA CARDOSO