PPGCTA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: 1142242590 http://propg.ufabc.edu.br/ppgcta

Banca de QUALIFICAÇÃO: HEDLLA MENDONÇA ANDRADE

DISCENTE : HEDLLA MENDONÇA ANDRADE
DATA : 29/11/2019
LOCAL: sala 404, 4º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Modelagem espacial da expansão urbana no Município de Ilha Comprida – SP

O presente trabalho estuda a expansão urbana no município de Ilha Comprida, localizado no litoral Sul de São Paulo, entre os anos de 2010 e 2018, por meio da aplicação do método de peso de evidências pelo software Dinamica EGO, com o objetivo de avaliar as principais variáveis envolvidas na transição de uso do solo não-urbano para o uso urbano. Foram estudadas as variáveis categóricas de vegetação, solo e zoneamento urbano, além das variáveis de Índice de Vegetação da Diferença Normalizada (NDVI) e distância à borda do município, linha de costa, sistema viário, drenagem e pontos de interesse fotográfico. Os resultados permitiram constatar que áreas de solo exposto, agricultura, depósitos arenosos, gramíneas e próximas às manchas urbanas e sistema viário possuem alta probabilidade de transição para o uso urbano, enquanto que essa probabilidade diminui em áreas próximas a linha de costa e drenagem, com exceção para a faixa de 30 metros, que apresentou uma probabilidade positiva de transição para o uso urbano. As análises da influência do NDVI indicam que as áreas classificadas como não vegetação (entre -1 e 0) possuem influência negativa para expansão, de modo que os pesos positivos aparecem nas faixas entre 0,3 e 0,7. Por fim, constatou-se também que o zoneamento proposto pelo Decreto Estadual nº 30.817, de 1989 possivelmente tem contribuído para conter a expansão nas zonas mais restritivas ao parcelamento do solo, no caso das Zona de Proteção Especial (ZPE) e Zona de Vida Silvestre (ZVS), enquanto que  na  Zona de Ocupação Controlada 2 (ZOC 2), de uso urbano, tem apresentado baixo potencial de expansão, apontando a necessidade de estudo das variáveis que possam estar contribuindo para o não desenvolvimento urbano nesta área. Ao final, através das variáveis analisadas, gerou-se um mapa de probabilidade de mudança para as transições estudadas.

Presidente - Interno ao Programa - 2548506 - VITOR VIEIRA VASCONCELOS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671397 - HELENA FRANCA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - EDSON MONTILHA DE OLIVEIRA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671346 - DIANA SARITA HAMBURGER