PPGCTA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: 1142242590 http://propg.ufabc.edu.br/ppgcta

Banca de QUALIFICAÇÃO: VINÍCIUS FORNAGIERO PEREIRA

DISCENTE : VINÍCIUS FORNAGIERO PEREIRA
DATA : 05/12/2023
LOCAL: Ambiente virtual

EFEITOS DA ADIÇÃO DE TRONCOS EM RIACHOS NEOTROPICAIS IMPACTADOS SOBRE A COMUNIDADE DE MACROINVERTEBRADOS AQUÁTICOS

Conservar ambientes lóticos é importante tanto para a proteção da biodiversidade quanto para o funcionamento das sociedades humanas, contudo estes ambientes estão constantemente ameaçados. Riachos são ambientes lóticos importantes e muito dependentes da vegetação ripária que os cerca, para operarem naturalmente necessitam de serviços fornecidos pelas florestas ripárias, porém alguns serviços só são fornecidos por florestas bem desenvolvidas, dentre eles o fornecimento de troncos. Troncos estão associados a melhora ambiental de riachos através de interações com a corrente, sedimento e promoção de maior heterogeneidade ambiental e disponibilidade de nichos ecológicos. Processos de restauração de riachos geralmente focam na restauração da vegetação ripária, mas uma vez que esta vegetação pode levar décadas até atingir tamanho suficiente para fornecer troncos, a adição de troncos aos riachos se torna uma tática interessante para suprir essa necessidade.  Este trabalho pretende avaliar se a adição de troncos a riachos, uma prática comum no exterior, aprimora a qualidade ambiental, usando macroinvertebrados como bioindicadores juntamente a dados abióticos. O estudo consiste na manipulação de trechos de dois riachos de Itatinga-SP através da adição de troncos de eucalipto, comparando estes trechos aos que ficam imediatamente ao seu montante e jusante. No trecho manipulado observou-se maior diversidade de tipos de canal, maior presença de estruturas que servem como abrigo e mais oxigênio dissolvido, a jusante observou-se menor condutividade elétrica da água. Embora ainda não tenhamos terminado a análise dos bioindicadores, os resultados obtidos até agora indicam enriquecimento ambiental na presença de troncos.

Presidente - Interno ao Programa - 3047358 - RICARDO HIDEO TANIWAKI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1646410 - ROSELI FREDERIGI BENASSI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SILVIO FROSINI DE BARROS FERRAZ - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1814655 - LUCIA HELENA GOMES COELHO