PPGCTA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: 1142242590 http://propg.ufabc.edu.br/ppgcta

Banca de DEFESA: THAIS DE ARAUJO GOYA PEDUTO

DISCENTE : THAIS DE ARAUJO GOYA PEDUTO
DATA : 26/11/2020
LOCAL: WEBCONFERÊNCIA

BIOENSAIOS COM SEMENTES: ESTUDO E APLICAÇÃO NA AVALIAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA FITOTOXICIDADE DAS ÁGUAS DO RESERVATÓRIO RIO GRANDE

A poluição de ecossistemas aquáticos pode acarretar prejuízos à vida aquática e em problemas de saúde pública. Assim, o monitoramento ambiental é uma etapa importante para a prevenção destes problemas. Entretanto, devido ao elevado número de substâncias que podem ser encontradas, a sua identificação individualizada é dificultada. Desse modo, a Ecotoxicologia surge como ferramenta de avaliação das interações das substâncias com o meio nos quais os organismos vivem e diversos ensaios já vêm sendo utilizados por agências regulamentadoras, porém com custos elevados e trabalhosos. Assim, os bioensaios in vitro com sementes podem contribuir com essa lacuna, visto que são de simples execução e baixo custo. Este estudo teve como objetivos: (1) avaliar a sensibilidade e o desempenho de seis espécies de sementes: Allium cepa, Cucumis sativus, Lactuca sativa, Lepidium sativum, Sinapis alba e Eruca sativa em bioensaios in vitro; (2) gerar uma escala de classificação da fitotoxicidade associada à poluição por nutrientes; (3) aplicar os bioensaios para a avaliação da fitotoxicidade de águas do Reservatório Rio Grande e a sua relação com as variáveis limnológicas, com o intuito de auxiliar no processo decisório das políticas públicas. Os bioensaios consistiram em incubar as sementes com alíquotas das amostras em placas de Petri. O tempo de incubação foi específico para cada tipo de semente. Foi calculado o índice de germinação (IG) para classificação quanto à fitotoxicidade. Para a determinação da escala foram avaliadas soluções de NO3- e PO43- isoladas e combinadas. Foram realizadas 5 coletas de amostras de águas subsuperficiais e profundas do Reservatório Rio Grande em 3 estações amostrais ao longo de um ano: E1 (captação), E2 (corpo central) e E3 (Ribeirão Pires). Foram mensuradas algumas variáveis limnológicas. Os resultados indicaram que a S. alba apresentou elevada sensibilidade frente aos compostos estimulante e inibidor. As concentrações isoladas de NO3- e PO43- estimularam a germinação das sementes. Enquanto combinadas e em elevadas concentrações apresentaram fitotoxicidade moderada. As águas do Reservatório Rio Grande estimularam a germinação das sementes, com elevados valores de IG. As variáveis ambientais, nas águas subsuperficiais, apresentaram correlação entre a espécie S. alba, oxigênio dissolvido e pH. Enquanto nas águas de fundo, a correlação foi mais significativa entre a espécie L. sativum e os parâmetros condutividade elétrica, nitrogênio e fósforo totais. Conclui-se que as espécies L. sativum e S. alba são excelentes bioindicadores vegetais, com potencial para serem adotadas como parâmetro de qualidade de águas em reservatórios.

Presidente - Interno ao Programa - 1809833 - TATIANE ARAUJO DE JESUS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1814655 - LUCIA HELENA GOMES COELHO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ANA LUCIA BRANDIMARTE - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 3047358 - RICARDO HIDEO TANIWAKI