Planejamento e Design da Avaliação do Desempenho de Alunos em Jogos Sérios
Os jogos sérios são desenvolvidos para apoiar a aquisição de conhecimento e desenvolvimento de habilidades, por isso há a necessidade de mensurar os resultados alcançados (tanto depois que os alunos usam o jogo, como durante o jogo), para garantir a eficácia e efetividade dos jogos. Em jogos sérios, a avaliação pode ter o objetivo de avaliar o jogo em si, o produto final, ou o desempenho do aluno, no auxílio ao aprendizado do aluno. No entanto, a avaliação em jogos sérios é realizada com foco em coletar a satisfação, motivação e outras reações dos alunos. Todavia, a avaliação da aprendizagem é ignorada, na maioria das vezes. Isto ocorre pela falta de abordagens (processos, modelos, métodos, frameworks) que apoiem o planejamento da avaliação durante o processo de produção de um jogo sério. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar um modelo conceitual que, de maneira simples e organizada, auxilie no planejamento e design da avaliação do desempenho do aluno em jogos sérios. Para tal fim, foi realizado um levantamento bibliográfico das abordagens para o desenvolvimento de jogos sérios e modelos canvas para design de jogos, e assim criar um modelo piloto, que será avaliado por especialistas e validado através de um estudo de caso no desenvolvimento de jogos sérios.