PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de DEFESA: GUSTAVO TORRES CUSTODIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GUSTAVO TORRES CUSTODIO
DATA : 06/02/2019
HORA: 14:00
LOCAL: na sala 303, 3º andar do Bloco B, campus Santo André
TÍTULO:

Sumarização de Artigos Científicos para Geração de Highlights de Pesquisa


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Veículos de publicação de artigos científicos fornecem um grande volume de informação sobre assuntos específicos. Para facilitar a busca do leitor, é comum que esses repositórios forneçam gratuitamente uma versão reduzida dos artigos. Um exemplo disso são os highlights de pesquisa, frases pontuais que contém os pontos principais de um artigo. Essas frases normalmente são fornecidas manualmente pelos autores do artigo, por isso temos como objetivo gerar automaticamente esses highlights.

Interpretamos a tarefa de escolher highlights de um artigo como um trabalho de sumarização automática de textos. O objetivo da sumarização automática é reduzir um texto para uma forma curta enquanto os pontos principais são mantidos.

Este trabalho propõe uma abordagem para representar frases de um texto em um espaço cartesiano de características e investiga técnicas para identificar, neste espaço, as frases mais importantes. Foram consideradas técnicas de agrupamento, otimização baseada em população, classificação de uma classe e multiclasse.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1918407 - DEBORA MARIA ROSSI DE MEDEIROS
Interno - 1934625 - JESUS PASCUAL MENA CHALCO
Externo à Instituição - MARCIO BASGALUPP - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 28/02/2019 11:09
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod