PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL DI CESARE GIANNELLA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAFAEL DI CESARE GIANNELLA
DATA : 28/03/2019
HORA: 15:00
LOCAL: na sala 302, 3º andar do Bloco B, campus Santo André
TÍTULO:

Aplicação de Algoritmos Fonéticos para Melhoria de Busca em Texto de Mídias Sociais


PÁGINAS: 39
RESUMO:

A recente disseminação de redes sociais mudou radicalmente o uso que as pessoas fazem da Internet. Essas ferramentas permitem que você escreva e divulgue informações de maneira simples e imediata. Textos de mídia social têm várias propriedades que os tornam diferentes dos textos tradicionais, devido à natureza das conversas em redes sociais, postadas em tempo real. Os textos não são estruturados e são apresentados em vários formatos e escritos por pessoas diferentes em muitos idiomas e estilos. Além disso, os erros de digitação e as gírias de bate-papo se tornaram cada vez mais comuns em sites de redes sociais como o Facebook e o Twitter.


Nesse ambiente dinâmico e veloz, não é raro que muitas mensagens apresentem problemas de digitação. Os textos incorretos muitas vezes não prejudicam a comunicação entre os interlocutores, pois possíveis erros podem ser rapidamente corrigidos posteriormente e os termos incorretos normalmente possuem alguma similaridade fonética que permite superar essas falhas. Apesar de não interferir de forma decisiva nos diálogos, quando se usa dos dados do Twitter para realização de análises de mídias sociais, os termos incorretamente grafados podem reduzir a quantidade de registros obtidos por algoritmos clássicos de busca. Esse cenário tende a diminuir o volume do banco de dados usado para análise e, consequentemente, diminuir o índice de precisão dos estudos realizados.

Um algoritmo fonético transforma uma palavra de entrada em um código fonético que indica aproximadamente a maneira como o termo é pronunciado em um idioma particular. Dessa forma, algoritmos fonéticos podem ter papel importante na melhora da busca de palavras em dados não estruturados e ruidosos, como os provenientes de redes sociais.

No presente trabalho, será estudado o impacto da utilização de algoritmos fonéticos no aumento do conjunto de dados resultante de buscas de texto, através da aplicação de algoritmos fonéticos como auxílio na busca de mensagens do Twitter em língua portuguesa, armazenadas em um banco de dados relacional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1675532 - MARCIO KATSUMI OIKAWA
Interno - 1811648 - JOAO MARCELO BOROVINA JOSKO
Interno - 2376122 - THIAGO FERREIRA COVOES
Notícia cadastrada em: 26/02/2019 08:07
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod