PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO DONIZETTI DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THIAGO DONIZETTI DOS SANTOS
DATA : 10/12/2021
LOCAL: Por participação remota

Simplificação de Interface de Usuário para Pessoas Idosas com Ansiedade Computacional

A Ansiedade Computacional (CA, do inglês \textit{Computer Anxiety}) pode ser definida como intimidação, medo e preocupações que alguém pode ter de ficar envergonhado, parecer estúpido ou acreditar que pode danificar ou ser incapaz de operar o computador. Sendo assim, em uma época na qual as pessoas utilizam tecnologia diariamente, seria esperado que a maioria das pessoas não enfrentassem problemas como a CA e que o uso de computadores fosse algo natural para todos. Porém, é comum que o uso de computadores cause apreensão e medo em algumas pessoas e, para níveis elevados, que elas demonstrem CA. Pessoas com CA (PwCA) enfrentam problemas no uso de computadores em diferentes contextos e tais problemas podem se agravar em situações nas quais as pessoas utilizam computadores por não terem alternativa, por exemplo, para ter acesso a serviços governamentais disponíveis somente por meio de sistemas computacionais (e.g., emissão de documentos, declaração de impostos, etc.), para exercer a cidadania votando com urnas eletrônicas, para usar os caixas eletrônicos, para participar de cursos na modalidade de ensino a distância e para trabalhar. Sendo assim, os problemas relacionados a CA, podem criar múltiplas barreiras para essas pessoas, privando-as do acesso à tecnologia e, consequentemente, de diversas oportunidades de trabalho, estudo e lazer. Dentre os estudos sobre CA na literatura, poucos trabalhos apresentam soluções para reduzi-la e nenhum deles propõe uma solução que seja automática. Neste contexto, o presente trabalho é a continuidade de um projeto de mestrado que investigou as principais características associadas a como idosos com CA interagem com computadores, relacionando-as com dados de interação (ou \textit{logs} de interação). Sendo assim, a proposta deste trabalho é utilizar análise de \textit{logs} de interação para identificar automaticamente e em tempo de execução, pessoas que demonstrem altos níveis de CA durante o uso de computadores ao acessar a web, bem como identificar os elementos de interface de usuário (IU) que possam ter impactos negativos na interação e/ou atuem como distratores na tarefa. A partir disso, o objetivo é fornecer simplificação da IU para essas pessoas, alterando ou removendo elementos de IU identificados, com o intuito de fornecer suporte, reduzindo estímulos relacionados à CA e, consequentemente, contribuindo para a redução dos efeitos da CA na interação com a web. Por fim, para que seja possível atingir tais objetivos, está sendo desenvolvido um plugin para identificar usuários com altos níveis de CA, identificar desvio nas tarefas, elementos distratores e aplicar as simplificações na IU.

Presidente - Interno ao Programa - 307.022.008-83 - VAGNER FIGUEREDO DE SANTANA - IBM RESEARCH
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - EDSON RUFINO DE SOUZA - UFES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - TIAGO SILVA DA SILVA - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2316523 - CARLA LOPES RODRIGUEZ