Desenvolvimento de uma linguagem específica de domínio para criação de jogos sérios do tipo quiz e aventura
Jogos sérios são jogos produzidos com a finalidade de proporcionar o desenvolvimento de competências por meio de uma mídia interativa e não linear. Para a criação desses jogos, é necessária uma equipe multidisciplinar, com profissionais de diversas áreas, como designers, programadores, artistas e especialistas no domínio de aplicação. Uma alternativa para facilitar o desenvolvimento de novos jogos, é dar ao especialista interessado em criar um jogo sério as ferramentas que eliminem barreiras técnicas de programação por meio do desenvolvimento orientado a modelos (MDGD). O MDGD define que o design do jogo seja baseado em modelos de alta abstração, os quais descrevem todos os elementos do jogo final gerado de forma automatizada. A linguagem específica de domínio (DSL) que acompanha a metodologia, por meio de um metamodelo, define a capacidade dos elementos e relações presentes no jogo. Apesar da existência de ferramentas que reduzem barreiras técnicas de programação, os jogos sérios produzidos ainda são limitados de criatividade por apenas possuírem imagens estáticas e interações pré-definidas. Outro problema é a falta de capacidade de extensão de frameworks, que dificulta o reúso para outros contextos. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo projetar, desenvolver e validar um metamodelo, uma ferramenta de edição e uma DSL, para a criação de jogos sérios envolvendo gêneros quiz e aventura 2D. Com esse fim, foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre a da aplicação do MDGD no desenvolvimento de jogos sérios. Na sequência, foi elaborada uma visão geral do MDGD com os artefatos necessários e os perfis de profissionais envolvidos. Iniciou-se o projeto da DSL, da ferramenta de edição e do protótipo de jogo, para então depois ser avaliado por especialistas (do domínio de aplicação, em jogo sério e tecnologia educacional). Nessas novas versões dos artefatos, será realizado um estudo de caso para a validação, analisando a efetividade com base nos dados obtidos. Na conclusão do trabalho, espera-se que o especialista no domínio seja capaz de, por meio das ferramentas propostas, participar da criação de jogos 2D do tipo quiz e aventura, ao buscar reduzir o conhecimento técnico de programação ou criativo com recursos já existentes, mas acrescentando também a possibilidade de expandi-los com a equipe de desenvolvimento.