PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de DEFESA: LARISSA DE MATTOS

DISCENTE : LARISSA DE MATTOS
DATA : 17/11/2020
LOCAL: por participação remota: https://meet.google.com/bqy-ovrq-fkx

Contribuições para o Desenvolvimento de Agentes Pedagógicos Conversacionais e sua integração a Ambientes Virtuais de Aprendizagem

O desenvolvimento tecnológico têm criado condições para que as instituições de ensino adotem novas estratégias pedagógicas com o objetivo de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes por meio da educação mediada por tecnologias. A visão de ensino como um fenômeno social incorpora-se no domínio de aprendizagem assistida por computador, e deste modo, são exploradas formas de empregar-se características sociais em ambientes de ensino virtuais. Neste contexto, a área de Agentes Pedagógicos Conversacionais (APC) denota o desenvolvimento de aplicações que visam o aperfeiçoamento da interação entre estudantes e ambientes virtuais de aprendizagem. Estudos apontam uma predileção dos estudantes por ambientes virtuais de aprendizagem que proporcionam interação com tais agentes, pois promovem proximidade à papéis educacionais relevantes, em um cenário que, em geral, os estudantes se sentem distantes dos professores e demais colegas. No entanto, o uso de APC tem sido pouco explorado em ambientes virtuais de aprendizagem. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo geral apresentar o APC Penelopinha, desenvolvido para o domínio de conhecimento de Introdução a Programação, e integrado ao ambiente virtual Moodle. Além do APC destacam-se os seguintes resultados do trabalho: a especificação de um processo para desenvolvimento de APC e sua integração ao Moodle, a modelagem do domínio de conhecimento da disciplina de Processamento da Informação da UFABC, a avaliação a eficiência dos diálogos apresentados pelo Agente e a avaliação da percepção do usuário na interação humano-máquina proporcionada pelo APC com base no questionário Attrakdiff.

Presidente - Interno ao Programa - 1672965 - EDSON PINHEIRO PIMENTEL
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1763436 - JULIANA CRISTINA BRAGA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ANAROSA ALVES FRANCO BRANDÃO - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1838756 - SILVIA CRISTINA DOTTA