PPGCCM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: 11 4996-8337 http://propg.ufabc.edu.br/ppgccm

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANILO DOS SANTOS BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANILO DOS SANTOS BEZERRA
DATA : 14/09/2020
HORA: 14:00
LOCAL: por participação remota
TÍTULO:

Geração Procedimental de Níveis para Jogos Sérios de Desenvolvimento do Pensamento Computacional


PÁGINAS: 40
RESUMO:

O pensamento computacional é um agrupamento de técnicas para organizar problemas e suas respectivas soluções de forma que um computador possa colocá-las em prática, sendo uma habilidade importante para diferentes áreas, além da ciência da computação. Os jogos sérios são jogos criados com uma finalidade que vai além do puro entretenimento, por exemplo, o desenvolvimento de pensamento computacional. Entretanto, assim como para jogos de entretenimento, conteúdo é um componente essencial para jogos sérios e uma das tarefas mais trabalhosas e demoradas para a equipe de desenvolvimento, especialmente se tal conteúdo exigir adaptabilidade a diferentes tipos de jogadores. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo propor um algoritmo de geração procedimental de conteúdo para a concepção de níveis em um jogo sério de desenvolvimento do  pensamento computacional, com diferentes graus de complexidade. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura das características de um jogo sério de pensamento computacional, e também dos algoritmos mais utilizados para criar níveis de jogos com características similares. Em seguida foram especificados os requisitos para a construção de uma ferramenta de autoria mista, que será avaliada por usuários especialistas no que se refere a facilidade de uso, utilidade, corretude e complexidade do conteúdo gerado. Como resultado, espera-se que a implementação da ferramenta de autoria mista auxilie o usuário especialista, permitindo-o criar níveis de um jogo sério de pensamento computacional. Como resultado inicial, foi desenvolvido um protótipo de jogo para receber as representações de níveis gerados pela ferramenta.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 336.981.468-43 - RAFAELA VILELA DA ROCHA CAMPOS - UFABC
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2976815 - DENISE HIDEKO GOYA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CLAUDIO FABIANO MOTTA TOLEDO - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2316523 - CARLA LOPES RODRIGUEZ
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - ANDRÉ SIQUEIRA RUELA
Notícia cadastrada em: 17/08/2020 17:31
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod