Geração Procedimental de Níveis para Jogos Sérios de Desenvolvimento do Pensamento Computacional
O pensamento computacional é um agrupamento de técnicas para organizar problemas e suas respectivas soluções de forma que um computador possa colocá-las em prática, sendo uma habilidade importante para diferentes áreas, além da ciência da computação. Os jogos sérios são jogos criados com uma finalidade que vai além do puro entretenimento, por exemplo, o desenvolvimento de pensamento computacional. Entretanto, assim como para jogos de entretenimento, conteúdo é um componente essencial para jogos sérios e uma das tarefas mais trabalhosas e demoradas para a equipe de desenvolvimento, especialmente se tal conteúdo exigir adaptabilidade a diferentes tipos de jogadores. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo propor um algoritmo de geração procedimental de conteúdo para a concepção de níveis em um jogo sério de desenvolvimento do pensamento computacional, com diferentes graus de complexidade. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura das características de um jogo sério de pensamento computacional, e também dos algoritmos mais utilizados para criar níveis de jogos com características similares. Em seguida foram especificados os requisitos para a construção de uma ferramenta de autoria mista, que será avaliada por usuários especialistas no que se refere a facilidade de uso, utilidade, corretude e complexidade do conteúdo gerado. Como resultado, espera-se que a implementação da ferramenta de autoria mista auxilie o usuário especialista, permitindo-o criar níveis de um jogo sério de pensamento computacional. Como resultado inicial, foi desenvolvido um protótipo de jogo para receber as representações de níveis gerados pela ferramenta.