PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de QUALIFICAÇÃO: JANINE RIBEIRO CAMATTI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JANINE RIBEIRO CAMATTI
DATA : 28/02/2020
LOCAL: sala S24, Térreo, Bloco Delta, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP.
Identificando Correlatos Neurais da Percepção do Tempo e da Escolha Intertemporal

Investigações no campo da pesquisa em neuroeconomia visam compreender os mecanismos cognitivos e neurológicos que geram o comportamento econômico dos indivíduos. Uma das questões relevantes desse campo é a escolha intertemporal, ou seja, decisões que envolvem consequências que podem variar ao longo do tempo. Geralmente, os seres humanos aplicam uma taxa de desvalorização variável: as taxas de desconto são mais altas para recompensas esperadas no futuro próximo do que para recompensas esperadas mais a tempo. Uma fonte para essa inconsistência é teorizada como a percepção do tempo, isto é, a magnitude dos intervalos de tempo nas tarefas é percebida de maneira não linear. Sugere-se que a percepção do tempo possa seguir uma tendência acelerada, linear ou desacelerada, dependendo do indivíduo. No entanto, pouco se sabe sobre a relação da escolha intertemporal com a percepção do tempo e seus correlatos neurais.
Nesta pesquisa atual, propomos (1) localizar regiões do cérebro relacionadas à percepção do tempo, estimativa abstrata da magnitude numérica e taxa de desconto e (2) estabelecer o nível de conectividade entre elas. Adolescentes e adultos serão o alvo da população deste trabalho. Os métodos incluem medidas comportamentais, derivação de funções psicofísicas, NIRS para monitoramento da atividade cerebral e análise de conectividade cerebral. Para a próxima fase, propomos um novo experimento para examinar o efeito da neuromodulação das regiões cerebrais identificadas no resultado da taxa de desconto e visa descrever a causalidade entre a percepção do tempo e a escolha intertemporal.
O projeto visa (1) revisar e sintetizar o corpo de conhecimentos existente sobre tomada de decisão intertemporal e percepção de tempo a longo prazo, (2) melhorar os protocolos experimentais de estimativa de percepção de tempo, (3) investigar a conectividade entre regiões cerebrais ativadas durante percepção do tempo e tarefas intertemporais, (4) e o novo experimento proposto deve investigar as relações causais hipotéticas entre a percepção do tempo e a escolha intertemporal.

Presidente - Interno ao Programa - 2139904 - CLAUDINEI EDUARDO BIAZOLI JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1950793 - ANDERSON BERALDO DE ARAUJO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - KATIA NUNES SÁ - EBMSP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1844585 - MARIA TERESA CARTHERY GOULART