Generalização do aprendizado temporal entre modalidades sensoriais e tarefas
A natureza das nossas percepções e interações com o mundo é inerentemente associada à passagem do tempo. Mecanismos altamente refinados para o processamento temporal permitem a discriminação e o aprendizado de padrões e intervalos de tempo em diferentes escalas de complexidade. Entretanto, mesmo os princípios mais fundamentais desses mecanismos ainda são amplamente desconhecidos. Um ponto central consiste em determinar em que medida eles podem ser melhor descritos por modelos dedicados de sistemas neurais especializados, por modelos intrínsecos de sistemas distribuídos pelo córtex cerebral, ou ainda por modelos híbridos intermediários. As propriedades de generalização do aprendizado temporal oferecem uma oportunidade particularmente interessante para a investigação empírica dessas questões. Assim sendo, é proposta a realização de experimentos comportamentais com os seguintes objetivos: 1. Investigar a generalização do aprendizado temporal na modalidade auditiva para a modalidade visual. 2. Comparar os efeitos de generalização do aprendizado para intervalos de durações curtas e durações longas.Os resultados a serem obtidos através dessas abordagens proporcionarão um entendimento mais preciso sobre os principais mecanismos responsáveis pelo processamento temporal.