Análise de sinais eletrofisiológicos durante o aprendizado temporal
O tempo é uma característica fundamental do mundo físico e, assim, um importante componente do comportamento animal. Contudo, as bases neurobiológicas da capacidade de cronometragem de intervalos ainda não foram plenamente resolvidas. Duas regiões frequentemente implicadas como centrais a essa capacidade: o córtex pré-frontal (CPF) e o estriado (STR). Contudo, resultados experimentais recentes do grupo de pesquisa apontam para uma dissociação entre esses dois sistemas ao longo da aprendizagem, com maior engajamento do CPF durante a aquisição, mas não na expressão do comportamento temporal, e o oposto para o estriado. Neste trabalho propõe-se uma análise exploratória de dados eletrofisiológicos resultantes desses experimentos utilizando três métricas: um índice de sequencialidade dos disparos de potenciais de ação, um índice de redimensionamento dessa atividade de spikes, e a estimativa do acoplamento entre frequências de potenciais de campo local. Resultados obtidos na análise da primeira métrica sugerem que a diferença de sequencialidade entre essas duas regiões, observada em outros trabalhos e que pode ser um mecanismo para essa cronometragem, também existe neste conjunto de dados, apesar das diferenças entre os dois desenhos experimentais.