PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de DEFESA: MOISES DOS SANTOS CORREA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MOISES DOS SANTOS CORREA
DATA : 15/12/2022
LOCAL: Sala S17 do Bloco Delta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

A intensidade do evento aversivo importa? Como elementos da resposta de estresse modulam a consolidação sistêmica e especificidade da memória de medo em ratos

A capacidade de evocar memórias de medo ao contexto depende da ativação coordenada de um circuito cerebral de células de engrama de memória. A transição de memórias recentes para remotas parece envolver a reorganização desse circuito global, um processo chamado de consolidação sistêmica que tem sido associado à generalização do medo dependente do tempo. O medo ou a generalização contextual parecem envolver perda de dependência do hipocampo durante a evocação e aumento da dependência de regiões neocorticais, e a memória se torna menos específica ao contexto original onde o evento ocorreu. No entanto, não se sabe se as memórias emocionais adquiridas sob diferentes níveis de estresse podem sofrer diferentes processos de consolidação sistêmica, e a relação entre glicocorticoides e generalização do medo dependente do tempo também não é muito bem compreendida. Aqui, descrevemos como o aumento da intensidade de treino de condicionamento de medo ao contexto provoca a generalização do medo dependente do tempo somente após choques moderados ou fortes, e esse fenômeno está linearmente associado aos níveis de corticosterona pós-treino. Esta dissociação entre o condicionamento do medo fraco e forte é acompanhada por diferentes padrões de conectividade funcional entre as principais regiões cerebrais associadas às redes de Saliência e Modo Padrão durante a evocação da memória, com treino fraco mantendo alta conectividade entre as redes e treino forte provocando baixa conectividade entre elas em intervalos remotos. Além disso, o tratamento pós-treino com corticosterona parece promover a discriminação contextual após o treino fraco, mesmo após intervalo remoto, enquanto que o mesmo tratamento facilita a generalização do medo dependente do tempo após treinos de intensidade moderada. Por último, infusões pós-treino de mifepristona, um antagonista do receptor glicocorticoide e progesterona, no córtex pré-límbico parece interferir com o mecanismo de retroalimentação negativa do eixo hipotalâmico-pituitário-adrenal e também, estar associado a tempos de congelamento mais altos e generalizados em pontos de tempo remotos; e parece existir uma correlação positiva entre a taxa de recuperação de corticosterona aos níveis basais e generalização no grupo tratado com mifepristona no intervalo recente, mas após um intervalo remoto a correlação entre as duas variáveis torna-se negativa. Esse conjunto de dados aponta para uma associação entre a liberação de glicocorticoide em resposta a um evento aversivo e a consolidação de características contextuais no traço da memória, possivelmente agindo sinergicamente com outros mediadores de estresse para promover a discriminação contextual ou facilitar a generalização do medo dependente do tempo, e esse efeito é possivelmente amplificado por uma dependência da conectividade funcional cerebral global. Esses resultados abrem caminhos para a identificação de novos tratamentos para memórias patológicas de medo supergeneralizadas, vistas em Transtornos de Estresse Pós-Traumático e Ansiedade Generalizada.

Presidente - Interno ao Programa - 1893240 - RAQUEL VECCHIO FORNARI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2139904 - CLAUDINEI EDUARDO BIAZOLI JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - DEBORAH SUCHECKI - UNIFESP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CAROLINA DEMARCHI MUNHOZ - USP