PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Seminários em Neurociência e Cognição 30/03/22: Felipe Villela Gomes - O impacto do estresse sobre a atividade do sistema dopaminérgico

Seminários em Neurociência e Cognição | 30.03.2022

PALESTRANTE: Felipe Villela Gomes | FMUSP Ribeirão Preto
PALESTRA: O impacto do estresse sobre a atividade do sistema dopaminérgico

Resumo: O estresse é fator de risco comum para diversos transtornos psiquiátricos, incluindo a esquizofrenia e a depressão. No entanto, o impacto do estresse pode variar dependendo, entre outros fatores, da idade de exposição momento e da duração. A adolescência, como um período critico de neurodesenvolvimento, é proposta como sendo particularmente sensível a insultos ambientais, em oposição à idade adulta. Nesta palestra, apresentarei dados que mostram que, em ratos, o estresse durante a adolescência causa alterações no sistema de dopamina (DA) da área tegmental ventral (VTA) semelhantes à esquizofrenia. Em contraste, o estresse na idade adulta produziu alterações associadas com depressão. No entanto, se o período crítico de desenvolvimento for reaberto no rato adulto através da inibição de histona deacetilase, os mesmos estressores agora produzem um fenótipo tipo-esquizofrenia. Esses dados serão discutidos levando em consideração o fechamento do período crítico de plasticidade pelo desenvolvimento das redes perineuronais e maturação de interneurônios GABAérgicos que expressão a proteína de ligação ao cálcio parvalbumina.

Biografia:
Professor Doutor no Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008) e Mestrado (2009-2011) e Doutorado (2011-2015) em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Foi postdoc no laboratório do Dr. Anthony Grace, na University of Pittsburgh.
Recebeu vários prêmios dedicados a jovens pesquisadores de importante sociedades na area de neurociências e psiquiatria, incluindo o Global Schizophrenia Award da Schizophrenia International Research Society (SIRS).
Atualmente recebe auxílio financeiro do Programa Jovem Pesquisador da FAPESP trabalhando nos seguintes temas: (des)regulação do sistema dopaminérgico, estresse como fator de risco para o desenvolvimento da esquizofrenia e novos alvos farmacológicos para o tratamento da esquizofrenia.

Sala virtual: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/cristiane-67 (senha ufabc) - este link não deve ser divulgado publicamente.

Notícia cadastrada em: 28/03/2022 15:12