PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de DEFESA: DIEGO SIQUEIRA DE LIMA TEIXEIRA

DISCENTE : DIEGO SIQUEIRA DE LIMA TEIXEIRA
DATA : 13/07/2021
LOCAL: São Bernardo

Desenvolvimento de fluência verbal em crianças e suas correlações com habilidades de leitura e escrita.

Linguagem é um dos processos cognitivos complexos que possibilita nomear conteúdo das experiências dos indivíduos e atribuir por meio do processo simbólico significado às vivencias, o que consequentemente permite uma comunicação interpessoal. Os processos fonológicos, morfológicos, sintáticos e semânticos, asseguram uma relação de equilíbrio entre a forma, o conteúdo e o uso apropriado da linguagem de um determinado indivíduo. Fluência verbal (FV) refere-se à capacidade de produzir fala fluente e está fortemente associada à capacidade lexical, acesso, conhecimento de palavras e atenção auditiva. Os testes de FV avaliam um complexo conjunto de aptidões, funções e processos cognitivos, e, por ser de fácil e rápida aplicação, os testes de FV têm sido bastante utilizados também em diferentes grupos etários. Há uma falta de estudos com o grupo etário infantil escolar, sendo em sua grande maioria, pesquisas com a população clínica. O objetivo do presente trabalho é avaliar a FV, por meio dos testes de Fluência Verbal Semântica (FVS) e Fluência Verbal Fonêmica (FVF) em alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental e verificar a sua correlação com habilidades cognitivas como linguagem, atenção e memória de trabalho. Participaram desta pesquisa 68 crianças de ambos os sexos, com idades entre 8 – 12 anos, matriculadas do 2º ano ao 5º ano do ensino infantil de uma escola pública, em Santo André, com desenvolvimento típico (DT) e com dificuldade de aprendizado (DA) para a aquisição de habilidades de leitura e escrita. Os pais/responsáveis assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido TECL e do Termo de Assentimento previamente aprovado pelo Comité de Ética. Utilizaram-se as tarefas de FVS na qual as crianças evocaram palavras que sejam animais e FVF crianças evocaram palavras que começavam com a letra P. o desempenho em cada tarefa foi avaliado por meio de número de acertos. Os desempenhos foram comparados entre os anos escolares e em relação às habilidades de leitura e escrita em ambos os grupos. Foi realizada análise de correlação através do programa Jamovi, e o nível de significância adotado foi de 0,05. Os resultados foram estatisticamente significantes para o efeito de acertos em ambos os testes de FV (p = <0,001). No teste FVF, uma análise post-hoc para efeito de ano escolar verificou diferenças estatísticas significantes entre as crianças de 2ª e 5ª série dos grupos DT (p = 0,042) e crianças entre os grupos 2ª DA e 5ª DT (p = 0,014). Na FVS, não houve diferenças estatisticamente significantes entre os grupos. Para análises de correlação (Spearman), os resultados foram estatisticamente significantes para a correlação média entre FVF e FVS (0,39); FVF e Raven (0,35); FVF e Consciência Fonológica (0,48); FVF e Nomeação Automática Rápida (-0,47). Observou-se alta correlação entre FVF e leitura de palavras e leitura de pseudopalavras (0,59; 0,53). Conclusão: Este estudo apresenta o desempenho das crianças do 2º ao 5º ano do ensino fundamental da rede pública nos testes de fluência verbal semântica e fonêmica. Em geral, as crianças obtiveram um desempenho melhor na fluência verbal semântica do que fonêmica, mas, apenas a fluência verbal fonêmica diferenciou as crianças em função do desenvolvimento, indicando diferença no desempenho entre as crianças mais novas e as mais velhas. Na fluência fonêmica, os alunos com o desenvolvimento típico mostraram uma melhora gradativa ao longo dos anos escolares, enquanto os alunos com dificuldade de aprendizado mostraram um aumento na pontuação entre 2º ao 3º ano escolar e uma queda acentuada entre o 4º e 5º ano.

Presidente - Interno ao Programa - 2353089 - KATERINA LUKASOVA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2141126 - PATRICIA MARIA VANZELLA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JERUSA FUMAGALLI DE SALLES - UFRGS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1672975 - JOAO RICARDO SATO