PPGNCG PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Teléfono/Ramal: No informado http://propg.ufabc.edu.br/neuro

Banca de QUALIFICAÇÃO: MOISES DOS SANTOS CORREA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MOISES DOS SANTOS CORREA
DATA : 08/02/2021
LOCAL: por participação remota

Modulação da consolidação sistêmica da memória contextual via ativação ou bloqueio dos receptores glicocorticoides em diferentes intensidade de treino de condicionamento de medo

Memórias episódicas são memórias declarativas, ou seja, memórias de longo-prazo que podem ser acessadas conscientemente e que possuem informações específicas sobre o espaço e tempo (contexto) do evento que gerou sua aquisição. O estudo da memória episódica permitiu uma melhor compreensão dos fenômenos que ocorrem durante sua consolidação e evocação, assim como sua força e especificidade durante o passar do tempo. Estas memórias são moduladas pelo hormônio adrenal Corticosterona (CORT). Esta modulação exercida pela CORT é dependente de variáveis como a intensidade do treino e a concentração plasmática dos hormônios durante a janela de consolidação sináptica da memória. Diversos estudos sugerem que ambos os receptores glicocorticoides, tanto do tipo I (receptor mineralocorticóide, MR, de maior afinidade com a CORT) como do tipo II (receptor glicocorticóide, GR, de menor afinidade com a CORT), estão relacionados com a expressão da memória espacial e contextual, porém com papeis diferentes neste processo. Os GR estão relacionados com as primeiras fases da consolidação sináptica da memória e estão presentes em grande densidade no hipocampo, amígdala e córtex pré-frontal, áreas relacionadas com a aquisição e evocação da memória. Diferentes níveis de CORT eliciados por diferentes intensidades de treino ocasionam diferentes velocidades de generalização da memória porém não se conhece o papel desempenhado pelos GR neste fenômeno. Desta forma, é relevante investigar o efeito da ativação e bloqueio seletivo destes receptores. Os resultados aqui descritos mostram que treinos mais fortes de condicionamento de medo ao contexto eliciam uma maior ativação da ínsula anterior em testes de memória remota, e essa ativação está associada com generalização de medo dependente do tempo. Além disso, o tratamento pós-treino de CMC com CORT modula diferencialmente a especificidade da memória de forma intensidade-dependente. Conclui-se, a príncipio, que a modulação da especificidade contextual da memória efetuada pelos glicocorticoides é dependente do nível de alerta eliciado pela intensidade da situação aversiva.

Presidente - Interno ao Programa - 1762353 - MARIA CAMILA ALMEIDA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JORGE ALBERTO QUILLFELDT - UFRGS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CAROLINA DEMARCHI MUNHOZ - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1954058 - MARCELO SALVADOR CAETANO