PPGEPM PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgepm/

Banca de DEFESA: JOÃO DANIEL VILLA

STUDENT : JOÃO DANIEL VILLA
DATE: 22/05/2024
TIME: 19:00
LOCAL: virtual
TITLE:

O papel das empresas estatais e da SASAC na estratégia de desenvolvimento econômico da República Popular da China (2003-2022).

PAGES: 164
BIG AREA: Ciências Sociais Aplicadas
AREA: Economia
SUBÁREA: Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico
SPECIALTY: Teoria e Política de Planejamento Econômico
SUMMARY:

Esta dissertação de mestrado propõe-se a examinar o papel desempenhado pelas empresas estatais da República Popular da China (RPC) a partir do processo de reformas institucionais que atravessaram o setor estatal deste país desde o início do século XXI. O recorte temporal é estabelecido a partir de 2003, ano de fundação da State-owned Assets Supervision and Administration Commission (SASAC), órgão destinado a administrar e supervisionar os ativos das empresas estatais com vistas a fortalecê-las e preservar seus ativos estratégicos. Investiga-se qual a relevância e a participação das empresas estatais na economia da RPC, bem como a influência que elas exercem na trajetória de desenvolvimento econômico chinês. As principais descobertas são de que, mesmo após mais de quatro décadas de reformas de mercado, as empresas estatais continuam sendo não apenas instrumentos de planejamento econômico por parte do Estado, como também atores decisivos para o controle macroeconômico, nos investimentos externos diretos e na transição da RPC para uma economia baseada em inovação tecnológica. Dessa forma, o argumento principal deste trabalho é de que as empresas estatais chinesas são ferramentas essenciais para o crescimento econômico da RPC, bem como para a sua inserção mundial em posição não-subordinada e, em última instância, para a consecução dos seus objetivos de desenvolvimento de longo prazo.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 2187294 - VALTER VENTURA DA ROCHA POMAR
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2407130 - ANA TEREZA LOPES MARRA DE SOUSA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ISABELA NOGUEIRA DE MORAIS - UFRJ
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2189396 - MARIA CARAMEZ CARLOTTO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - ALEXIS TORIBIO DANTAS - UERJ
Notícia cadastrada em: 18/04/2024 08:11