PPGEPM PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgepm/

Banca de QUALIFICAÇÃO: RUBILSON VELHO DELCANO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : RUBILSON VELHO DELCANO
DATE: 25/04/2024
TIME: 14:00
LOCAL: modo virtual pelo aplicativo Zoom
TITLE:

O Lugar Social de Amílcar Cabral no Debate Contemporâneo sobre Desenvolvimento Sustentável

PAGES: 200
BIG AREA: Ciências Sociais Aplicadas
AREA: Economia
SUBÁREA: Economias Agrária e dos Recursos Naturais
SPECIALTY: Economia dos Recursos Naturais
SUMMARY:

A presente pesquisa tem a preocupação de apresentar e problematizar, reflexivamente, o percurso intelectual de Amílcar Cabral e apurar algumas tendências interpretativas manifestas nos estudos cabralinos, abrindo uma janela de onde é possível observar e discutir parte do pensamento menos explorada de uma das figuras mais notórias da história panafricanista recente. O exercício analítico proposto neste contexto é conduzido de maneira crítica, enriquecendo o debate em torno de três eixos fundamentais para a economia política mundial, com foco especial na situação africana, quais sejam: a) expropriação, sucateamento e comercialização de terras (com destaque para as políticas neoliberais e disputas contemporâneas por terras em África); b) industrialização moderna e exploração do trabalho: com especial atenção à questão do gênero e trabalho no setor informal em África; c) os desafios da relação Antropoceno e Capitaloceno na aceleração da mudança ambiental em curso e/ou suas implicações na seca, erosão dos solos, consumismo desenfreado, obsolescência programada, etc. Isto significa que, mais do que estudar Cabral enquanto revolucionário, político-diplomata e estratega militar, buscamos impor igualmente suas ideias intelectuais à prova crítica. Um reexame crítico das suas premissas, fundamentos e dos seus critérios científicos a fim de, eventualmente, abalar suas estruturas e testar suas continuidades e descontinuidades nos debates atuais, tal como ocorre em relação às teorizações de diversos cientistas em geral e nos estudos africanos em particular.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 1380717 - PARIS YEROS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2123638 - MURYATAN SANTANA BARBOSA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JULIÃO SOARES SOUSA - UC
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2058245 - LEONARDO FREIRE DE MELLO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1186612 - ACACIO SIDINEI ALMEIDA SANTOS
Notícia cadastrada em: 01/04/2024 08:34