PPGEPM PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgepm/

Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO HENRIQUE OLIVEIRA LIMA

STUDENT : PAULO HENRIQUE OLIVEIRA LIMA
DATE: 12/04/2024
TIME: 14:00
LOCAL: Sala 209 do Bloco Zeta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC
TITLE:

O INTERNACIONALISMO CUBANO NA ÁFRICA AUSTRAL: RAÇA, NAÇÃO E PAN-AFRICANISMO (1975-1991).

PAGES: 70
BIG AREA: Ciências Humanas
AREA: História
SUMMARY:

Em novembro de 1975 iniciava-se a Operação Carlota, com o envio de milhares de soldados cubanos em solidariedade ao Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA). O objetivo do internacionalismo cubano em Angola foi assegurar a Independência do país e evitar que forças apoiadas pela África do Sul e os Estados Unidos, mais especificamente a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) e a União Nacional para a Independência de Angola (UNITA), assumissem o poder. Ao longo de 16 anos, aproximadamente 380 mil internacionalistas cubanos, entre soldados e cooperantes civis estiveram em Angola defendendo o território angolano, mas também atuando na reconstrução de um país devastado pela guerra, em áreas como a saúde, educação e construção civil. Além disso, ao derrotar o exército sul-africano, as forças cubanas contribuíram para a Independência da Namíbia e para o enfraquecimento do regime do apartheid na África do Sul. Tamanho esforço de mobilização cubana em Angola só foi possível devido a forte justificativa ideológica ressaltando a relação histórica entre os dois países. Neste sentido, o objeto de estudo desta pesquisa é o internacionalismo cubano na África Austral entre os anos de 1975 e 1991, período que coincide com o início e o fim da Operação Carlota. O objetivo é analisar a dimensão racial do referido internacionalismo cubano e sua relação com os conceitos de nação e pan-africanismo. A metodologia utilizada na pesquisa consiste na análise documental, mais especificamente em uma revisão bibliográfica sobre o tema, utilizando-se de teses, dissertações e artigos científicos sobre a questão racial em Cuba e o internacionalismo cubano no continente africano.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - Interno ao Programa - 2123638 - MURYATAN SANTANA BARBOSA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2356565 - FLAVIO THALES RIBEIRO FRANCISCO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1380717 - PARIS YEROS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2211523 - DEMETRIO GASPARI CIRNE DE TOLEDO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1580011 - VITOR EDUARDO SCHINCARIOL
Notícia cadastrada em: 01/04/2024 08:34