PPGEPM PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgepm/

Banca de DEFESA: LUCAS VILELA DA SILVA

DISCENTE : LUCAS VILELA DA SILVA
DATA : 13/12/2022
LOCAL: Sala 210 do Bloco Zeta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

"A industrialização como estratégia de superação do subdesenvolvimento: As lições da Indonésia"

A trajetória econômica da Indonésia revela um amplo conjunto de informações de grande valor para a concepção de estratégias para a superação do subdesenvolvimento, tanto sob aspectos positivos a serem considerados, como sob oportunidades mal aproveitadas ou decisões equivocadas. Dada a grande quantidade de variáveis conectadas a um processo de crescimento econômico, este trabalho explora parcialmente um conjunto específico delas: a industrialização voltada para as exportações e sua potencialidade.
Sob seu ímpar conjunto de individualidades, a Indonésia não se apresenta como um grande exemplo de superação do subdesenvolvimento, apresentando indicadores inferiores ao Brasil em diversas variáveis socioeconômicas importantes. No entanto o país apresenta hoje uma perspectiva futura de maiores capacidades de crescimento e de superiores projeções em termos de complexidade de produto, contradição que torna este caso uma importante fonte de investigação.

Presidente - Interno ao Programa - 1550812 - VALERIA LOPES RIBEIRO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2072337 - CRISTINA FROES DE BORJA REIS
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 344365 - RAMON VICENTE GARCIA FERNANDEZ
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2081225 - FERNANDA GRAZIELLA CARDOSO