PPGEPM PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgepm/

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS AURELIO SOUZA

DISCENTE : MARCOS AURELIO SOUZA
DATA : 31/05/2021
LOCAL: Campus São Bernardo - Via remota

Tropeços da Industrialização Nacional a partir dos anos 1990: o fracasso da implantação das Zonas de Processamento de Exportações (ZPEs) no Brasil

A pesquisa ora realizada busca responder a seguinte questão: quais os determinantes econômicos e políticos que impediram a implantação de Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) no Brasil? Partindo da hipótese de que esse fracasso estaria relacionado à crise financeira e fiscal do Estado brasileiro a partir dos anos 1980, nosso projeto inicial envolvia a leitura da bilbiografia sobre o tema (incluindo aí o estudo do sucesso com o mesmo tipo de iniciativa observado na China) e a realização de dois estudos de caso do fracasso brasileiro. O advento da pandemia colocou obstáculos à realização dos estudos de caso, mas o avanço na análise da literatura e na realização de algumas entrevistas via remota permitiram perceber que: a) do lado do estado, a referida crise fiscal foi aprofundada com o processo de financeirização e com as escolhas de política econômica feitas nos anos 1990, impedindo-o de exercer o papel de indutor do desenvolvimento industrial que já tivera no passado; e b) do lado dos empresários não houve grande interesse porque se entendia que as ZPEs poderiam vir a se tornar novas Zonas Francas de Manaus, que inudariam o mercado doméstico com produtos beneficiados por vantagens tributárias às quais as demais indústrias não teriam acesso. O trabalho final trará uma análise desses elementos.

O material ora apresentado traz o preâmbulo metodológico, o capítulo sobre financeirização e suas consequências para países como o Brasil, o capítulo sobre a China e, em forma de anexo, as entrevistas realizadas.

Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2211523 - DEMETRIO GASPARI CIRNE DE TOLEDO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2187291 - TATIANA BERRINGER DE ASSUMPCAO
Presidente - Externo à Instituição - LEDA MARIA PAULANI - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2081225 - FERNANDA GRAZIELLA CARDOSO