O ENSINO DE FILOSOFIA “ATRAVÉS”, “EM” E “COM” A LEITURA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS.
Este trabalho tem como objetivo discutir sobre a questão da leitura de histórias em quadrinhos no ensino de filosofia, considerando-se as diferentes propostas pedagógicas encontradas em livros didáticos e paradidáticos da área, uma análise que inclui três caminhos distintos, sendo eles: O ensino de filosofia “através”, “em” e “com” HQs. Para tanto, abordamos sobre o que significa ensinar filosofia enquanto um exercício do olhar e de que forma a leitura de histórias em quadrinhos poderiam contribuir para “vermos o mundo de um jeito diferente”. Na sequência, analisamos a riqueza e complexidade das histórias em quadrinhos para representar diversas coisas que existem no mundo e as suas “camadas de leitura”, que incluem o seu vocabulário, os seus elementos estéticos, o seu processo produtivo e a sua difusão. Por fim, apresentamos as vantagens e desvantagens de cada uma das formas mencionadas de se relacionar filosofia com as HQs, uma avaliação que resultou na produção de um material didático autoral.