Filosofia e poesia: tramas tecidas na experiência docente
Num primeiro momento, essa pesquisa consiste na possibilidade de buscar certo estreitamento na relação entre teoria e prática na dimensão da docência em filosofia. Considerando que o programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) garante esse caminho aberto a pesquisas dessa natureza, que trilhem direções rumo à própria experiência vivenciada no contexto onde professor e pesquisador encontram-se, na expectativa de compor um trabalho que concilie aspectos teóricos com a dimensão prática.
Tal perspectiva aponta também para uma oportunidade de rever e repensar as minhas experiências docentes no sentido de contribuir para potencializar o ensino-aprendizagem com relação à prática docente. Para seguir nessa direção essa proposta apresenta a intenção de aproximar poesia e filosofia no âmbito da docência no Ensino Médio, o que também constitui minhas experiências de professor-pesquisador.
No esforço de elaboração desse processo está em pauta criar condições favoráveis para que o ensino de filosofia possa contar com o auxílio da poesia enquanto experiência que estimule o filosofar. É no cotidiano escolar que tal intuito se constitui na procura de um espaço de reflexão que se abra à imaginação e à criatividade dentro dessa tentativa de favorecer o exercício filosófico para construir possibilidades de ensino nas tramas tecidas nas experiências com a poesia no contexto da docência.