PROFFILO MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Phone: Not available http://propg.ufabc.edu.br/ppgprof-filo

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOILSON LUIZ DE OLIVEIRA

DISCENTE : JOILSON LUIZ DE OLIVEIRA
DATA : 23/02/2021
LOCAL: Meet - participação remota

Filosofia e poesia: tramas tecidas na experiência docente

Num primeiro momento, essa pesquisa consiste na possibilidade de buscar certo estreitamento na relação entre teoria e prática na dimensão da docência em filosofia. Considerando que o programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) garante esse caminho aberto a pesquisas dessa natureza, que trilhem direções rumo à própria experiência vivenciada no contexto onde professor e pesquisador encontram-se, na expectativa de compor um trabalho que concilie aspectos teóricos com a dimensão prática.

Tal perspectiva aponta também para uma oportunidade de rever e repensar as minhas experiências docentes no sentido de contribuir para potencializar o ensino-aprendizagem com relação à prática docente. Para seguir nessa direção essa proposta apresenta a intenção de aproximar poesia e filosofia no âmbito da docência no Ensino Médio, o que também constitui minhas experiências de professor-pesquisador.

No esforço de elaboração desse processo está em pauta criar condições favoráveis para que o ensino de filosofia possa contar com o auxílio da poesia enquanto experiência que estimule o filosofar. É no cotidiano escolar que tal intuito se constitui na procura de um espaço de reflexão que se abra à imaginação e à criatividade dentro dessa tentativa de favorecer o exercício filosófico para construir possibilidades de ensino nas tramas tecidas nas experiências com a poesia no contexto da docência.

Presidente - Interno ao Programa - 1941108 - MARINE DE SOUZA PEREIRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 3202301 - SAMON NOYAMA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - RAFAEL HADDOCK LOBO - UFRJ
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1947221 - MARILIA MELLO PISANI